UFT – Correio elegante leva mensagens de carinho para os profissionais no HDT

Com música, alegria e doces característicos das festas juninas, a Comissão de Humanização do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT/Ebserh), encerrou na sexta-feira, 02, a entrega de cerca de 800 “Correios elegantes do bem”, distribuídos entre os profissionais. Os bilhetes foram coletados em caixas distribuídas em diversos ambientes e continham mensagens de agradecimento, motivação e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.

A ação começou no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS/Ebserh), que também faz parte da Rede Ebserh e repercutiu positivamente no HDT-UFT pela grande adesão dos empregados. “Ficamos extremamente felizes por terem compartilhado a experiência conosco, pois o resultado foi maravilhoso, tivemos uma boa devolutiva e envolvimento além das expectativas e inclusive nos inspirou para planejarmos outras ações”, comentou a presidente da Comissão de Humanização, a assistente social Isabel Maranhão.

Para a cirurgiã dentista e chefe da Unidade Multiprofissional, Karina e Silva Pereira, foi uma experiência gratificante e necessária. “Muitas pessoas estavam precisando de uma demonstração de carinho. Algumas vezes na correria do dia a dia, com tantos afazeres, não nos preocupamos com o essencial: as pessoas! E deixamos passar oportunidades de mostrar o quanto admiramos algum colega. Estamos felizes”.

A chefe do setor de Regulação e Avaliação em Saúde, Milene Damous aprovou a ideia. “Gostaria aqui de parabenizar a Equipe de Humanização do hospital, pela brilhante iniciativa de proporcionar aos colaboradores o Correio Elegante do Bem, brincadeira alegre, envolvente, que animou os setores, oportunizando a expressão de carinho e descontração nesse momento tão difícil pelo que passamos!”.

Eliane Soares, trabalha como encarregada no hospital e disse que se sentiu muito valorizada e feliz pela lembrança, “receber um elogio às vezes é maravilhoso, não é mesmo!”, comentou. Já o porteiro Edylton Victor da Silva Alves conta que ficou surpreso pela quantidade de bilhetes que recebeu. “Eu ganhei 05 correios, não esperava, foi muito bom”, declarou.

Sobre a Rede Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.