Home Universidades Federais UFABC – Ferramenta de apoio à alfabetização auxilia escolas públicas

UFABC – Ferramenta de apoio à alfabetização auxilia escolas públicas

0
0

Iniciativa conjunta de diversas instituições, incluindo a UFABC, tem impactado a rotina de aprendizagem de diversas crianças da região.

Fruto de uma uma parceria entre a Enactus da Universidade Federal do ABC, entidade estudantil que atua na área de empreendedorismo social, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE), a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal Santo André (PMSA), o projeto denominado Alfatech foi desenvolvido visando aprimorar o processo de alfabetização infantil em escolas públicas municipais de Santo André.

A ação teve início em 2017, com a aplicação do currículo informatizado Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos (ALEPP), desenvolvido por pesquisadores do INCT-ECCE, mediante uso da plataforma GEIC (Gerenciador de Ensino Individualizado por Computador). Este currículo tem caráter suplementar, isto é, deve se somar ao trabalho do professor em sala, mas não o substitui. Trata-se de uma plataforma de ensino individualizado, que proporciona um método alternativo aos alunos, mais interativo e lúdico do que o tradicional.

Premiado duas vezes em concurso nacional, o projeto foi um dos quatro selecionados pelo Edital Ford C3: College Community Challenge (Construindo comunidades sustentáveis), premiados, nos anos de 2017 e 2018, com um investimento de 5 mil dólares cada. Além do apoio financeiro, destinado ao desenvolvimento da solução, os alunos da Enactus UFABC receberam mentoria da Enactus Brasil. O Edital foi resultado da Parceria Enactus & Ford Motor Company Fund, e desafiou os participantes a empreenderem soluções inovadoras, criativas e únicas para necessidades específicas e urgentes em comunidades locais.

Até o início de 2020, o Alfatech atuava em oito escolas da rede municipal de Santo André com uma ferramenta de ensino de habilidades de leitura e escrita a crianças e adolescentes, com idades variando de 7 a 15 anos, com histórico de baixo desempenho escolar.

Em razão da pandemia, com a interrupção temporária de atividades acadêmicas presenciais, o projeto Alfatech, por meio da parceria com a Prefeitura de Santo André, integra um programa de qualificação da educação municipal, onde oferece formação online para professores de alfabetização e para alfabetização matemática. O projeto tem previsão de ser retomado a partir de agosto de 2021, caso haja a retomada parcial das atividades presencias nas escolas participantes de Santo André.

A UFABC também já produziu um vídeo sobre essa ação há alguns anos, ele pode ser visto abaixo:

Para mais informações sobre a ferramenta ALEPP – Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos, acesse o site do instituto INCT-ECCE.

Há ainda, um relatório dos resultados do estudo, obtidos recentemente:

Aplicação do currículo ALEPP em Escolas Públicas da Rede Municipal de Ensino de Santo André-SP (2019)

Sobre a Enactus
A Enactus é uma organização internacional, sem fins lucrativos, que fomenta o empreendedorismo social dentro das universidades. Está presente em 36 países e em mais de 1700 instituições de ensino. No Brasil, atua desde 1998 e tem times em mais de 90 universidades. Mais informações no site da Enactus Brasil. Conheça também o site da Enactus UFABC.

Carregue mais artigos relacionados
Carregue mais em Universidades Federais

Deixe uma resposta

Vejam também

Andifes se reúne com ministro da Casa Civil para avaliar saídas para bloqueio de orçamento das universidades federais 

O presidente da Andifes, reitor Ricardo Marcelo Fonseca (UFPR), e o vice-presidente, reito…