Home Universidades Federais UFCSPA – Projeto de acolhimento a idosos inicia as atividades

UFCSPA – Projeto de acolhimento a idosos inicia as atividades

0
0

Ação é realizada em parceria entre a UFCSPA e a Santa Casa.

A Universidade Federal de Ciências da Saúde (UFCSPA) e a Santa Casa de Porto Alegre oferecem, a partir desta quarta-feira,7, atendimento gratuito para pessoas acima dos 60 anos que estiverem se sentindo sozinhas, tristes, ansiosas ou acharem que estão bebendo mais.

Os interessados poderão ligar gratuitamente para o número 0800-760-5151, das 8h às 19h, todos os dias da semana. Eles serão avaliados por pesquisadores e alunos da universidade, que buscarão identificar se estas situações estão ocorrendo devido à pandemia.

Segundo Antônio Kalil, diretor médico da Santa Casa e professor da UFCSPA, “as pessoas nesta faixa etária são duplamente afetados pela pandemia: primeiro, por serem o grupo de maior risco para o agravamento da Covid-19, pois geralmente possuem mais de uma comorbidade; por outro lado, por apresentarem barreiras para lidarem com o isolamento social, em função da chamada defasagem digital. Por isso, estão mais suscetíveis à solidão, sintomas depressivos, ansiosos e ao uso de álcool”.

Aqueles que apresentarem sintomas de depressão ou ansiedade leve a moderada e/ou problemas com o uso de álcool terão a possibilidade de receber intervenções psicoterápicas por telefone durante quatro semanas, uma sessão a cada semana, de forma gratuita, com duração de 30 a 40 minutos. A participação dos idosos será livre, voluntária e sem custo. No final das quatro semanas, será avaliada a efetividade do tratamento.

“Estamos com uma equipe preparada para receber esta demanda, formada por alunos de graduação, pós-graduação e professores da UFCSPA. Entendemos que este projeto de pesquisa e assistência ajudará as pessoas com mais de 60 anos nesta situação, inserindo-se no compromisso da universidade com a população”, acrescenta Analuiza Camozzato, professora da UFCSPA, chefe do Serviço de Psiquiatria da Santa Casa e coordenadora da ação, que integra o projeto de pesquisa e assistência da universidade “Acolhendo os idosos em tempo de pandemia”.

Carregue mais artigos relacionados
Carregue mais em Universidades Federais

Deixe uma resposta

Vejam também

UFRA lança campanha “70 Anos em 70 Posts” para relembrar fatos importantes sobre a primeira rural do Norte

São sete décadas de atuação na Amazônia e muitas histórias pra contar. Por isso, a partir …