23 universidades federais desenvolvem inovação em parceria com a Embrapii

Oito universidades federais se somaram àquelas já credenciadas como Unidades EMBRAPII para desenvolver projetos de inovação com a indústria brasileira. Juntas, as 23 universidades federais credenciadas estão à frente de 310 projetos, de 197 empresas apoiadas, somando R$ 473 milhões em investimentos. Os projetos são desenvolvidos nas áreas de bioeconomia; mineração sustentável; geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; agricultura, processos agroindustriais, tecnologias de alimentos e ainda em mobilidade, incluindo eletromobilidade.

Como explica o presidente da Embrapii, Jorge Guimarães, o credenciamento de novas unidades pretende atrair empresas pelo fomento não reembolsável e pela capacidade de geração de soluções tecnológicas das universidades federais. A iniciativa prevê a alavancagem de recursos privados em inovação, à medida que o modelo de financiamento via EMBRAPII exige a contrapartida financeira por parte do setor empresarial. “A meta das novas unidades é gerar 75 projetos e cerca de R$ 36 milhões em investimentos de inovação”, avalia.

Representante da Andifes no Conselho de Administração da Embrapii, o secretário executivo Gustavo Balduino celebrou a parceria. “Mais que um reconhecimento da competência das universidades federais na produção de inovação, essa parceria reforça a importância da integração da universidade com o setor produtivo”, afirmou.

Segundo o Secretário de Educação Superior, Wagner Vilas Boas, nos últimos 12 meses o MEC ampliou o apoio para o credenciamento de novas unidades de inovação EMBRAPII nas universidades federais. “Entendemos que esse modelo da união de esforços entre a academia por meio dos seus professores, pesquisadores e estudantes com as empresas é fundamental para a formação e o processo inovativo para o desenvolvimento do país”, detalhou.

Para Guimarães, o crescimento da participação de universidades federais na rede Embrapii endossa o sucesso da parceria entre a iniciativa pública e empresas. “Houve um crescimento no número de universidades federais na rede de Unidades Embrapii. Até o início do ano passado, eram apenas seis credenciadas e hoje chegamos a cerca de 30% da rede federal. É um claro reconhecimento do modelo da Embrapii como promotor da interação da academia com as empresas e de sua contribuição para o aumento da inovação na indústria com apoio da pesquisa nacional”, destaca.

Universidades credenciadas
Os grupos de pesquisas atuam nas seguintes instituições: FURG, UFABC, UFAL, UFC, UFCG, UFG, UFJF, UFLA, UFMG, UFMS, UFOP, UFPB, UFPE, UFPel, UFRGS, UFRJ, UFSC, UFSCar, UFSM, UFU, UFV, UNIFEI e UNIFESP.