Home Universidades Federais UFMA lança nessa quinta-feira o Espaço da Ciência e do Firmamento – Planetário e assina convênio com a Prefeitura

UFMA lança nessa quinta-feira o Espaço da Ciência e do Firmamento – Planetário e assina convênio com a Prefeitura

0
0

A Universidade Federal do Maranhão lançará hoje, dia 8, às 15h30, no canal da UFMA no YouTube, o Espaço da Ciência e do Firmamento – Planetário, que será um dos melhores veículos de Divulgação Científica do Brasil. Em alusão ao Dia Nacional da Ciência, a data escolhida marca o início da caminhada para concretização de um sonho, que teve início em 2010.

O Espaço da Ciência e do Firmamento – Planetário conta com uma área total construída de 4.709,27m², sendo o pavimento térreo de 2.829,57m² e o pavimento superior (terraço) de 1.879,70m². A edificação é composta de auditório, área livre coberta para exposições, lanchonete com área para mesas e cadeiras, banheiros, áreas administrativas, loja de souvenir de produtos da UFMA, terraço técnico para instalação de equipamentos, um grande terraço descoberto para colocação de telescópios para estudos astronômicos e para observação de astros por meio de lentes e a olho nu, além da instalação de uma grande cúpula de projeção, toda em estrutura metálica e com revestimento em alumínio composto, realizando a integração entre o conhecimento científico produzido na UFMA, no Brasil e Mundo, com o objetivo de tornar a “Ciência um bem popular”.

Já foram adquirido alguns equipamentos para o funcionamento do sistema do Planetário, orçado em R$ 8.670.735,00, no entanto, é necessário firmar parcerias com órgãos governamentais federal, estadual e municipal, de fomento à pesquisa e com a iniciativa privada para alcançar os objetivos e evidenciar o esforço institucional na promoção da educação científica como um vetor fundamental, para que o Maranhão modifique os índices socialmente injustos, representando uma pequena etapa entre uma sequência de outras etapas, para atingir o grande público, em especial aos mais jovens, com programa de educação e formação de cientista no Estado.

A obra do prédio teve início em 2015 e, em março de 2020, o reitor Natalino Salgado assinou a ordem de serviço para a construção da cúpula do Planetário da UFMA, financiada com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia. Orçada em R$ 688 mil, a obra já está com 80% concluída.

Para popularizar o espaço e torna-lo ponto turístico da capital maranhense, o reitor Natalino Salgado assinará, amanhã, dia 8, durante a solenidade de lançamento do Espaço da Ciência e do Firmamento – Planetário, um convênio com a Prefeitura de São Luís, para que o espaço seja inserido no roteiro de pontos turístico da cidade.

SERVIÇO:

O quê? Espaço da Ciência e do Firmamento – Planetário
Quando? 8 de julho de 2021
Onde? Canal da UFMA no YouTube

Carregue mais artigos relacionados
Carregue mais em Universidades Federais

Deixe um comentário

Vejam também

Andifes trata sobre recomposição orçamentária das universidades federais com ministra Simone Tebet

A diretoria executiva da Andifes se reuniu com a ministra do Planejamento e Orçamento, Sim…