Home Universidades Federais UFC – Secretaria de Cultura Artística inicia retomada gradual de atividades presenciais

UFC – Secretaria de Cultura Artística inicia retomada gradual de atividades presenciais

0
0

A Secretaria de Cultura Artística (SECULT-ARTE) da Universidade Federal do Ceará retoma, neste mês de julho, suas atividades presenciais. Os equipamentos culturais a ela vinculados, como o Museu de Arte da UFC (MAUC), a Casa Amarela Eusélio Oliveira (CAEO), a Casa de José de Alencar (CJA) e o Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (TUPA), também fazem o retorno gradual de visitas e atendimentos presenciais mediante agendamento prévio.

Na SECULT-ARTE, a retomada das atividades presenciais começou no dia 1º de julho com equipe reduzida e em regime de revezamento entre os servidores aptos ao retorno. O agendamento de reuniões ou atendimento presencial no setor administrativo deve ser feito com antecedência pelo e-mail arte@ufc.br. As reuniões serão marcadas com no máximo três participantes, incluindo o representante da secretaria.

Confira a seguir os detalhes da retomada das atividades presenciais nos equipamentos culturais:

Imagem: Foto de mulher de costa vendo quadros no Museu da Arte da UFC (Foto: Viktor Braga/UFC)
Museu de Arte da UFC reabre para visitação a partir de 12 de julho (Foto: Viktor Braga/UFC)

MUSEU DE ARTE DA UFC – A reabertura do MAUC para visitação pública ocorrerá a partir do dia 12 de julho. Serão permitidas visitas ao museu desde que atendidas as seguintes condições: uso obrigatório de máscaras no ambiente interno; grupos de amigos e familiares de no máximo 8 pessoas; limite de 50 pessoas em cada turno (manhã ou tarde) a fim de evitar aglomeração e manter o distanciamento social estabelecido nas normatizações vigentes. Será aferida a temperatura corporal na entrada do prédio e disponibilizado álcool em gel para todos na recepção do museu. As visitas contarão com mediação somente após a imunização dos bolsistas dos Núcleo Educativo do MAUC.

O acesso ao Arquivo Institucional e Histórico do MAUC pode ser feito mediante agendamento pelo e-mail arquivomauc@ufc.br. Para consultas ao acervo da Biblioteca Floriano Teixeira, o agendamento é pelo e-mail bibliotecamauc@ufc.br. Não será permitido o acesso físico à biblioteca. Os documentos serão reservados previamente e disponibilizados somente para consulta presencial, nas dependências do museu, de acordo com o horário marcado.

Para agendamento de reuniões ou atendimento presencial no setor administrativo, as solicitações devem ser feitas pelo e-mail mauc@ufc.br ou pelo telefone (85) 3366 7481. Serão permitidas reuniões de no máximo três participantes (incluindo integrante da equipe do MAUC). Mais informações sobre a programação e os horários de funcionamento podem ser obtidas pelo e-mail mauc@ufc.br ou pelos telefones (85) 3366 7481 e 3366 7482.

Imagem: Foto de paisagem, com a casa onde nasceu o ecsritor José de alnecar oa fundo, entre árvores. A casa é branca com uma porta e duas janelas (Foto: Viktor Braga/UFC)
Casa de José de Alencar também reabrirá para atividades coletivas (Foto: Viktor Braga/UFC)

CASA DE JOSÉ DE ALENCAR – O equipamento cultural retomou a visitação presencial aos espaços da Casa no dia 28 de junho. O acesso ao Museu Arthur Ramos e às pinacotecas são permitidos de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde, após agendamento on-line.

Os grupos de visitantes podem ser compostos por, no máximo, seis pessoas, visando ocupar até 50% da capacidade do local. Os interessados devem consultar a disponibilidade no calendário de visitas e, após o envio do formulário de agendamento, aguardar a confirmação via e-mail. É necessária a utilização de máscara de proteção, inclusive em crianças maiores de 3 anos.

Para visitas sem mediação cultural e uso da área verde para ensaios fotográficos, não há necessidade de agendamento. O espaço está aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. Aos domingos e feriados, a área verde, bem como os outros espaços da Casa, encontram-se fechados.

Permanecem fechados: as bibliotecas O Guarani e Braga Montenegro, o auditório e o Restaurante Iracema, localizado nas dependências do equipamento cultural. Mais informações no site da CJA ou pelos contatos: casajosedealencar@ufc.br / (85) 3229 1898.

Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (Foto: Ribamar Neto/UFC)

TEATRO UNIVERSITÁRIO PASCHOAL CARLOS MAGNO – O espaço do teatro abre as portas neste mês de julho apenas para ensaios e atividades práticas para estudantes e docentes do Curso de Teatro da UFC. De acordo com o protocolo, será permitido apenas grupos de até cinco pessoas, por dia e por espaço. É necessário aferir temperatura, fazer uso de álcool em gel e máscara de proteção.

A partir do mês de agosto, serão permitidas gravações de espetáculos e experimentos cênicos ligados a disciplinas de cursos do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC, que ocorrerão de acordo com a demanda, com os mesmos critérios dos ensaios.

Sobre as apresentações de espetáculos no formato presencial, a direção do TUPA está definindo as datas de abertura de pauta, tendo em vista a necessidade de equipagem dos espaços com suporte de álcool em gel para mínima segurança da plateia, artistas e sua equipe, estudantes e servidores envolvidos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (85) 3366 7832 e e-mail teatrouniversitario@ufc.br.

Cinema da Casa Amarela Eusélio Oliveira (Foto: Ribamar Neto/UFC)

CASA AMARELA EUSÉLIO OLIVEIRA – Parte da equipe que atua no equipamento cultural retorna às atividades presenciais em regime de revezamento a partir desta segunda-feira (5). A Casa Amarela Eusélio Oliveira está realizando o planejamento do retorno presencial de atividades ao público.

Para quem está ansioso pelo retorno dos cursos na CAEO, a direção do equipamento cultural informa que está programando um curso de fotografia on-line. A previsão é que as aulas ocorram na segunda quinzena de setembro. Em breve serão divulgadas informações sobre o curso e inscrições. Mais informações podem ser obtidas no site da CAEO ou pelo telefone (85) 3366 7772.

A Secretaria de Cultura Artística ressalta que em caso de sintomas gripais a pessoa deve adiar a visita ao equipamento cultural ou a qualquer outro espaço público e procurar orientação médica. Mais informações sobre a retomada das atividades presenciais da secretaria podem ser obtidas através do e-mail arte@ufc.br ou pelo telefone (85) 3366 7831.

Carregue mais artigos relacionados
Carregue mais em Universidades Federais

Deixe um comentário

Vejam também

Andifes trata sobre PAC das universidades federais com Casa Civil da Presidência da República

A diretoria executiva da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de E…