UFC – Secretaria de Cultura Artística inicia retomada gradual de atividades presenciais

A Secretaria de Cultura Artística (SECULT-ARTE) da Universidade Federal do Ceará retoma, neste mês de julho, suas atividades presenciais. Os equipamentos culturais a ela vinculados, como o Museu de Arte da UFC (MAUC), a Casa Amarela Eusélio Oliveira (CAEO), a Casa de José de Alencar (CJA) e o Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (TUPA), também fazem o retorno gradual de visitas e atendimentos presenciais mediante agendamento prévio.

Na SECULT-ARTE, a retomada das atividades presenciais começou no dia 1º de julho com equipe reduzida e em regime de revezamento entre os servidores aptos ao retorno. O agendamento de reuniões ou atendimento presencial no setor administrativo deve ser feito com antecedência pelo e-mail arte@ufc.br. As reuniões serão marcadas com no máximo três participantes, incluindo o representante da secretaria.

Confira a seguir os detalhes da retomada das atividades presenciais nos equipamentos culturais:

Imagem: Foto de mulher de costa vendo quadros no Museu da Arte da UFC (Foto: Viktor Braga/UFC)

Museu de Arte da UFC reabre para visitação a partir de 12 de julho (Foto: Viktor Braga/UFC)

MUSEU DE ARTE DA UFC – A reabertura do MAUC para visitação pública ocorrerá a partir do dia 12 de julho. Serão permitidas visitas ao museu desde que atendidas as seguintes condições: uso obrigatório de máscaras no ambiente interno; grupos de amigos e familiares de no máximo 8 pessoas; limite de 50 pessoas em cada turno (manhã ou tarde) a fim de evitar aglomeração e manter o distanciamento social estabelecido nas normatizações vigentes. Será aferida a temperatura corporal na entrada do prédio e disponibilizado álcool em gel para todos na recepção do museu. As visitas contarão com mediação somente após a imunização dos bolsistas dos Núcleo Educativo do MAUC.

O acesso ao Arquivo Institucional e Histórico do MAUC pode ser feito mediante agendamento pelo e-mail arquivomauc@ufc.br. Para consultas ao acervo da Biblioteca Floriano Teixeira, o agendamento é pelo e-mail bibliotecamauc@ufc.br. Não será permitido o acesso físico à biblioteca. Os documentos serão reservados previamente e disponibilizados somente para consulta presencial, nas dependências do museu, de acordo com o horário marcado.

Para agendamento de reuniões ou atendimento presencial no setor administrativo, as solicitações devem ser feitas pelo e-mail mauc@ufc.br ou pelo telefone (85) 3366 7481. Serão permitidas reuniões de no máximo três participantes (incluindo integrante da equipe do MAUC). Mais informações sobre a programação e os horários de funcionamento podem ser obtidas pelo e-mail mauc@ufc.br ou pelos telefones (85) 3366 7481 e 3366 7482.

Imagem: Foto de paisagem, com a casa onde nasceu o ecsritor José de alnecar oa fundo, entre árvores. A casa é branca com uma porta e duas janelas (Foto: Viktor Braga/UFC)

Casa de José de Alencar também reabrirá para atividades coletivas (Foto: Viktor Braga/UFC)

CASA DE JOSÉ DE ALENCAR – O equipamento cultural retomou a visitação presencial aos espaços da Casa no dia 28 de junho. O acesso ao Museu Arthur Ramos e às pinacotecas são permitidos de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde, após agendamento on-line.

Os grupos de visitantes podem ser compostos por, no máximo, seis pessoas, visando ocupar até 50% da capacidade do local. Os interessados devem consultar a disponibilidade no calendário de visitas e, após o envio do formulário de agendamento, aguardar a confirmação via e-mail. É necessária a utilização de máscara de proteção, inclusive em crianças maiores de 3 anos.

Para visitas sem mediação cultural e uso da área verde para ensaios fotográficos, não há necessidade de agendamento. O espaço está aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. Aos domingos e feriados, a área verde, bem como os outros espaços da Casa, encontram-se fechados.

Permanecem fechados: as bibliotecas O Guarani e Braga Montenegro, o auditório e o Restaurante Iracema, localizado nas dependências do equipamento cultural. Mais informações no site da CJA ou pelos contatos: casajosedealencar@ufc.br / (85) 3229 1898.

Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (Foto: Ribamar Neto/UFC)

TEATRO UNIVERSITÁRIO PASCHOAL CARLOS MAGNO – O espaço do teatro abre as portas neste mês de julho apenas para ensaios e atividades práticas para estudantes e docentes do Curso de Teatro da UFC. De acordo com o protocolo, será permitido apenas grupos de até cinco pessoas, por dia e por espaço. É necessário aferir temperatura, fazer uso de álcool em gel e máscara de proteção.

A partir do mês de agosto, serão permitidas gravações de espetáculos e experimentos cênicos ligados a disciplinas de cursos do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC, que ocorrerão de acordo com a demanda, com os mesmos critérios dos ensaios.

Sobre as apresentações de espetáculos no formato presencial, a direção do TUPA está definindo as datas de abertura de pauta, tendo em vista a necessidade de equipagem dos espaços com suporte de álcool em gel para mínima segurança da plateia, artistas e sua equipe, estudantes e servidores envolvidos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (85) 3366 7832 e e-mail teatrouniversitario@ufc.br.

Cinema da Casa Amarela Eusélio Oliveira (Foto: Ribamar Neto/UFC)

CASA AMARELA EUSÉLIO OLIVEIRA – Parte da equipe que atua no equipamento cultural retorna às atividades presenciais em regime de revezamento a partir desta segunda-feira (5). A Casa Amarela Eusélio Oliveira está realizando o planejamento do retorno presencial de atividades ao público.

Para quem está ansioso pelo retorno dos cursos na CAEO, a direção do equipamento cultural informa que está programando um curso de fotografia on-line. A previsão é que as aulas ocorram na segunda quinzena de setembro. Em breve serão divulgadas informações sobre o curso e inscrições. Mais informações podem ser obtidas no site da CAEO ou pelo telefone (85) 3366 7772.

A Secretaria de Cultura Artística ressalta que em caso de sintomas gripais a pessoa deve adiar a visita ao equipamento cultural ou a qualquer outro espaço público e procurar orientação médica. Mais informações sobre a retomada das atividades presenciais da secretaria podem ser obtidas através do e-mail arte@ufc.br ou pelo telefone (85) 3366 7831.