Home Universidades Federais UFRJ realiza segunda edição do Festival do Conhecimento

UFRJ realiza segunda edição do Festival do Conhecimento

0
0

Com 500 atividades ao vivo, 700 gravadas e expectativa de 30 mil participantes, evento reúne cientistas, lideranças, artistas e comunidade universitária para pensar o presente e o futuro

De 12 a 16 de julho, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realiza a segunda edição do Festival do Conhecimento UFRJ – Futuros Possíveis. A proposta deste ano é apontar caminhos para questões urgentes no futuro da ciência, educação, cultura e meio ambiente.

Entre os temas que compõem o evento estão inteligência artificial, cidades sustentáveis, afrofuturismo, diversidade, vacinas e mundo do trabalho pós-covid.

“É uma honra realizar mais uma edição do Festival do Conhecimento – que agora faz parte do calendário da UFRJ – em meio a um aparente negacionismo epidêmico. Essa casa centenária de ciência vem se reinventando e sendo resposta às perguntas de nosso tempo e dos tempos que ainda virão” – afirma a reitora, Denise Pires de Carvalho. “A UFRJ é esse local para aproximar sociedade e pensamento científico para que possamos, juntos, projetar esses futuros possíveis” – completa.

“Vamos falar de urgências, impasses, mas também de novas possibilidades de vida, novas linguagens, tecnologias do comum, inovação cidadã para enfrentar as crises de saúde, humanitária, política, econômica e ambiental no tempo iminente” – explica Ivana Bentes, pró-reitora de Extensão da UFRJ, setor responsável pela realização do evento.

Convidados especiais

Participam das mesas virtuais, professores e pesquisadores da UFRJ como o epidemiologista Roberto Medronho, a engenheira química Leda Castilho, coordenadora das pesquisas da UFRJ-Vac, vacina contra a covid-19, e o antropólogo Eduardo Viveiros de Castro. Paulo Lee Ho (Instituto Butantan), Marco Krieger (Fiocruz) e o líder indígena Ailton Krenak se juntam à lista, que terá mais de 50 destaques.

Os cinco dias de programação englobam rodas de conversa, debates com especialistas e apresentações culturais. Estão confirmados nomes como o do ator Lázaro Ramos, da youtuber Nath Finanças, e da ministra do STF, Cármen Lúcia.

O evento terá ainda a presença do escritor Daniel Munduruku, da cantora Margareth Menezes, do pastor Henrique Vieira e do deputado federal Alessandro Molon. A cantora Teresa Cristina se apresenta no encerramento do festival.

“Além da troca com essas figuras, o festival proporciona o encontro e a integração entre ensino, pesquisa e extensão. Conecta a universidade com a cidade e integra nossa comunidade universitária de quase cem mil pessoas – estudantes, professores, técnicos, terceirizados – com o grande público. Afinal, essa é a função da extensão: compartilhar ciência, cultura e pesquisas de ponta que produzem impacto social direto” – completa Bentes.

Inscrições abertas para o público

Ao todo, o Festival do Conhecimento terá mais de 500 mesas, sendo 50 delas com nomes muito conhecidos do público brasileiro, nas ciências, artes, política, justiça, movimentos sociais, mídia e outras áreas. A expectativa da organização é atingir a marca de 30 mil participantes em salas totalmente virtuais, com programação divulgada nos próximos dias

As inscrições para ouvintes continuam abertas. Quem se inscrever nesta modalidade receberá a programação completa do evento e um certificado de participação ao final. O evento terá transmissão na íntegra nas páginas oficiais da Pró-reitoria de Extensão da UFRJ no Facebook e Youtube.

⏰ 9h – 11h | Mesa 1 | Abertura Oficial – Futuros das Universidades Públicas
📌Denise Pires de Carvalho – Reitora da UFRJ ✅
📌Carlos Frederico Leão Rocha – Vice-Reitor da UFRJ ✅
📌Ivana Bentes – Pró-Reitora de Extensão UFRJ ✅
📌Denise Freire – Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UFRJ ✅
📌Marcelo de Pádula – Superintendente Geral de Graduação PR1/UFRJ ✅
📌Rafael Almada – Reitor do IFRJ ✅
📌Edward Madureira – Reitor da UFG e Presidente da ANDIFES✅
📌Márcia Abrahão Moura – Reitora UnB ✅
📌Waldinéa Nascimento da Hora – Associação dos Terceirizados da UFRJ ✅
📌Sandra Regina Goulart Almeida – Reitora da UFMG✅
📌Antônio José Meirelles – Reitor da Unicamp ✅
📌Ricardo Marcelo Fonseca – Reitor da UFPR ✅
📌Ricardo Lodi – Reitor da UERJ ✅
📌Paulo Miguez – Vice-reitor da UFBA ✅
📌Eleonora Ziller – ADUFRJ ✅
📌Igor Alves Pinto – Secretário Geral da APG/UFRJ ✅
📌Olgamir Amancia – Presidenta do FORPROEX ✅
📌Marcus Faustini – Secretário de Cultura do Rio de Janeiro ✅

SERVIÇO:

Festival do Conhecimento UFRJ – Futuros Possíveis
Quando? De 12 a 16 de julho
Onde?
Youtube da Extensão: https://bit.ly/pr5ufrj
Youtube da UFRJ: https://www.youtube.com/user/WebTVUFRJ
Facebook da UFRJ: https://www.facebook.com/pr5ufrj
Programação e inscrições: https://www.even3.com.br/festivaldoconhecimento/
Inscrições abertas até 11 de julho
Evento online e gratuito

Carregue mais artigos relacionados
Carregue mais em Universidades Federais

Deixe uma resposta

Vejam também

Duas novas plantas são descobertas por pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia

Do gênero Microlicia, espécies foram encontradas em Uberlândia, Uberaba, na região central…