UFMT – Professores oferecem aulas gratuitas para pré-vestibulandos

Pró-Enem se transforma em projeto multi campus

Em forma de cursinho comunitário, o Programa Integração Universidade – Sociedade Pró-Enem vem desde 2016 capacitando alunos do Ensino Médio para o ingresso em cursos de nível superior. De forma gratuita, são ofertadas aulas de ciências exatas, da natureza, sociais e linguagens. E neste ano, o projeto se estende aos demais Câmpus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), contando com a participação de professores de Cuiabá, Sinop e Araguaia.

Os resultados dos cinco anos de ações realizadas pelo projeto já são percebidos na própria rotina da UFMT. “Durante uma das aulas da graduação em física, eu citei o Pró-Enem e dois alunos se manifestaram, relatando que foram alunos do programa”, revelou um dos idealizadores e coordenador docente do projeto, professor Elvis Lira da Silva.

“O principal foco do programa é auxiliar estudantes da rede pública a se prepararem para o Exame Nacional do Ensino Médio [Enem]. As aulas são realizadas aos sábados, das 08h às 18h, abordando todas as competências que são cobradas no Exame”, detalha o coordenador.

Devido às adaptações na rotina da UFMT, o curso preparatório está ocorrendo, desde maio, de maneira online e atende cerca de 80 estudantes. Vale ressaltar que a participação de alunos menores de idade é permitida somente com autorização do responsável legal.

Indo além dos assuntos cobrados no Exame, o curso preparatório também realiza atividades especiais que trabalham temas que podem facilitar a compreensão dos alunos sobre questões mais amplas. Por exemplo, sobre os editais, aplicativos que facilitam os estudos, e até mesmo sobre informações em relação a UFMT e os cursos de graduação.

Em 2021, com a equipe reforçada, estão sendo ofertadas aulas de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para todos, de maneira introdutória. Outro avanço é que neste ano começou a parceria entre o Programa Pró-Enem e o Programa de Educação Tutorial (PET) da UFMT, coordenado pela professora Rose Cléia Ramos da Silva.

“O PET – Educação da UFMT oferecerá subsídios teóricos metodológicos aos colaboradores do Pró-Enem, com apresentação de estratégias que possam afirmar novos conhecimentos com práticas pedagógicas fundamentadas em perspectivas teóricas freireanas. O intuito é que o PET- Educação forneça elementos pedagógicos que complementem a experiência formativa de docência dos colaboradores, principalmente com elementos que tenham como foco uma educação que reflita, de forma crítica, nossa realidade”, argumenta o professor Elvis Silva.

O Programa Integração Universidade – Sociedade Pró-ENEM faz parte do quadro de Extensão da UFMT, com intuito de aproximar as ações da instituição da sociedade, promovendo transformações dentro e fora do âmbito universitário.

Acompanhe o projeto.