UFTM participa de atividades do Junho Laranja contra queimaduras

O dia 6 de junho é considerado o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras, estabelecido pela Lei nº 12.026/2009.

Com a intenção de conscientizar sobre queimaduras e dar a devida visibilidade aos cuidados relacionados a acidentes nesse contexto, a UFTM participou das atividades da Campanha Junho Laranja, promovida pela Sociedade Brasileira de Queimaduras – SBQ visando à conscientização e à prevenção de queimaduras.

A docente do curso de graduação em Enfermagem da UFTM, professora Raquel Pan, também vice-diretora científica e membro dos Comitês de Prevenção e Enfermagem da SBQ, esteve à frente das ações na UFTM.

Por ano ocorrem cerca de 1 milhão de queimaduras no Brasil. Acidentes devido às queimaduras, na maioria das vezes, são evitáveis. Dessa forma, é importante que as pessoas se conscientizem sobre esse problema e tomem os devidos cuidados. Foi esse o destaque da frase da campanha da SBQ: “Contra queimaduras, prevenção é a vacina”.

Várias atividades se realizaram pelo mês de junho, como transmissão dos trabalhos premiados no XII Congresso Brasileiro de Queimaduras (XII CBQ); realização do 1º Minicurso On-line de Queimaduras; aula ministrada sobre atendimento ao paciente queimado; mobilização na cidade de Frutal-MG, com apoio da prefeitura da cidade; participação no 20th Congress of the International Society for Burn Injuries; e realização e publicação de imagem e vídeos nos perfis dos Instagram @projetocais.uftm e @lcpd.uftm, disponíveis aqui e aqui.

Além das atividades, implementou-se também a iluminação com a cor laranja da fachada do prédio da Unidade da Praça Manoel Terra durante todo o mês de junho, por meio de parceria com equipe técnica do Departamento de Engenharia e Manutenção (DEMA) e Prefeitura Universitária (PREUNI).