UFAM e Comitê Paralímpico Brasileiro assinam acordo de cooperação técnica para criação de Centro de Referência

A celebração está no extrato do Acordo de Cooperação Técnica entre a Fundação Universidade do Amazonas (FUA) e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) ocorrido no dia 25 de maio deste ano, que leva as assinaturas do reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga e o presidente do CPB, Mizael Conrado.

O objetivo do acordo é integrar esforços entre as parte, para a criação e manutenção do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro (CRPB) na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff).

Para o reitor da Universidade, professor Sylvio Puga, a busca de acordos de cooperação técnica, tem sido uma ação constante da Administração Superior, ao longo dos últimos 4 anos. No próximo quatriênio, novas ações de Acordo de Cooperação Técnica serão intensificadas através da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARII).

O diretor da Feff, professor João Libardoni, o CPB tem implantado Centros de Referências no Brasil. “É um centro por estado e nós, pela expertise, vamos fazer parte da implantação”, disse o professor que destacou sua finalidade para o fomento de desenvolvimento das modalidades paralímpicas como: natação, atletismo, parabadminton, bocha e halterofilismo, envolvendo desde sua base até o esporte de alto rendimento para pessoas com deficiência.

Ele acredita que, trabalhar a iniciação de modalidades paralímpicas com pessoas com deficiência, visando o alto rendimento, tendo como foco a identificação de atletas em potencial para que possam atingir níveis paralímpicos de competição. Para o professor, o Centro ofertará atividades voltadas ao treinamento de pessoas com deficiência com foco inicial a iniciação esportiva, disse.

Os CRPBs se destinam aos paratletas que não encontram acompanhamento técnico, atendimento multiprofissional especializado e ou estruturas adaptadas para o aperfeiçoamento do esporte que praticam. Além disso, a Universidade por promover o ensino e a pesquisa nas diversas áreas do conhecimento terá mais um aliado no fortalecimento dessas ações. O CRPB da Ufam será um espaço que permitirá o desenvolvimento dessas atividades, ampliando cada vez mais o ensino, a pesquisa e a extensa, completou o diretor.

Após assinatura do acordo, a efetivação do CRPB será consolidada após o restabelecimento das atividades presenciais na Universidade. O Comitê será o responsável em fomentar o CRPB que dentre as ações, a contratação de técnicos esportivos, assim como a disponibilização de materiais e equipamentos para os treinos serão os principais pontos de atuação. Outra perspectiva importante nesse processo, é a expertise técnico-científica do corpo docente da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, mas também é um trabalho multidisciplinar por envolver outras áreas da saúde como Nutrição e Psicologia.