UFABC monitora Coronavírus no esgoto em parceria com Itaipu Binacional

Resultados de projeto de monitoramento da presença do novo Coronavírus em redes de esgoto ajudam no desenvolvimento da metodologia e apoio para a tomada de decisão no combate à covid-19.

Pesquisa da Itaipu Binacional e parceiros está utilizando amostras de esgoto sanitário para mapear a presença do novo coronavírus (Sars-CoV-2) em áreas específicas da usina e em bairros de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná. As amostras são coletadas semanalmente e passam por testes de RT-PCR no laboratório de biologia molecular da Universidade Federal do ABC (UFABC), no estado de São Paulo.

Os testes metodológicos e as coletas de esgoto começaram em maio de 2020, nas instalações da Itaipu, e em fevereiro deste ano, no sistema de esgotamento sanitário da cidade, operado pela Sanepar.

O coordenador e idealizador do projeto, professor Rodrigo de Freitas Bueno, da UFABC e pesquisador do programa de pós-graduação de Ciência Ambiental (PPG-CTA), é especialista na área de tratamento de esgoto e avalia que a iniciativa tem um “forte elemento de desenvolvimento de capacidades, oferecendo oportunidades para alunos de iniciação científica, mestrado, doutorado e de pós-doutorado”.

“Sob a orientação dos pesquisadores principais e colaboradores do projeto, os alunos terão amplas oportunidades de aprender sobre epidemiologia de águas residuais e pesquisas relacionadas no país”, diz o pesquisador Rodrigo de Freitas Bueno, da UFABC.

Isto, só foi possível devido aos recursos disponibilizados pela Itaipu para as bolsas de pós-graduação e de bolsas de treinamento técnico. Além disso, recursos para materiais de consumo e de capital como equipamento de PCR em tempo real, ultracentrífugas, ultrafreezer, fluxo laminar entre diversos insumos, chegando no valor de R$3,5 milhões. Esta parceria, em conjunto com outros fomentos, possibilitou a criação de um laboratório de biologia molecular ambiental de última geração na UFABC, em paralelo um laboratório com o mesmo perfil em Itaipu.

Após o estabelecimento do laboratório na UFABC, o grupo de pesquisadores deu suporte ao startup do laboratório de Itaipu, por meio da capacitação de bolsistas envolvidos no projeto, colaboradores e professores da Universidade de Integração Latino Americana (UNILA), o que fomentou a troca de conhecimento científico e aprimoração de recursos humanos local, diz a coordenadora do projeto por Itaipu a Bióloga Simone Benassi.