UFS e UFCG discutem implementação de Dinter

Por meio de convênio, UFS ofertará vagas de doutorado em Ciências da Saúde para servidores da UFCG

21Na última quinta-feira, 17, o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), professor Valter Santana, foi recebido pelo reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), professor Antônio Fernandes Filho, em seu gabinete, para discutir a construção de um convênio entre as duas universidades com foco na implementação de um doutorado interinstitucional (Dinter). Assim, a UFS ofertará vagas em Ciências da Saúde para servidores da UFCG.

Durante o encontro, os reitores dialogaram sobre os detalhes do convênio que visa a ampliação da formação qualificada dos docentes da UFCG, mais especificamente no campus de Cajazeiras, localizado no alto sertão da Paraíba. Na análise do reitor da UFS, professor Valter Santana, foi uma reunião muito produtiva, de ampliação dos laços entre as duas instituições e que irá gerar resultados positivos.

“Fomos muito bem recepcionados pela UFCG, que sinalizou positivamente para a proposta do Dinter. Isso porque é uma iniciativa que favorecerá aquela instituição, fortalecendo a qualificação dos professores, como também gera bons frutos para o Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da UFS (PPGCS), por meio da transferência e compartilhamento de conhecimentos”, ressaltou o professor Valter Santana.

O pró-reitor de Pós-graduação da UFS, professor Lucindo Quintans, também participou do encontro e ressaltou a relevância do programa. “O PPGS é um dos mais consolidados da UFS, é pontuado com nota 5 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e que apresenta indicadores de produção científica mais positivos em termos qualitativos”.

Parque tecnológico

O reitor e pró-reitor de Pós-graduação da UFS também visitaram as instalações da sede da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), em Campina Grande. Eles tiveram a oportunidade de conhecer os projetos que a UFCG desenvolve com empresas incubadas e a aceleradora de incubação de empresas. Na ocasião, também foi debatida a possibilidade de desenvolvimento conjunto de startups (desenvolvimento ou aprimoramento de modelo de negócios) e spin offs (cisão de empresas e/ou surgimento de uma nova dentro de um grupo) envolvendo as duas universidades.

Além dos reitores da UFS e UFCG, e do pró-reitor de Pós-graduação da UFS, participaram também da reunião e da visita ao PaqTcPB outros representantes da UFCG: o vice-reitor e pró-reitor de Pós-graduação, Mario Eduardo Rangel Moreira Cavalcanti Mata; a pró-reitora de Pesquisa e Extensão, Rosilene Dias Montenegro; e o coordenador de Pesquisa, Matheus Augusto de Bittencourt Pasquali.