UFPI apresenta projeto do Parque Tecnológico de Teresina a reitores

Na segunda-feira (19), os reitores do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Paulo Henrique; e da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Evandro Sousa; além do Chefe-Geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA Meio Norte), Oscar Lustosa participaram de uma reunião de apresentação do Projeto do Parque Tecnológico de Teresina. Conduzida pelo Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, o encontro contou também com a presença de representante do Centro Universitário UNINOVAFAPI, a Pró-reitora de Pesquisa e Extensão, Renata Miyabara.

Na Reunião, o projeto do Parque Tecnológico foi apresentado pelo Superintendente de Comunicação da UFPI, Fenelon Rocha. Ele explicou que a iniciativa nasce para integrar Ciência, Sustentabilidade, Inovação e Desenvolvimento e busca estruturar estratégias de parcerias e ações políticas para oferecer possibilidades inéditas de crescimento para o estado.

O superintendente destacou ainda a localização estratégica do Parque como atrativo adicional para investidores e o público em geral. O Parque Tecnológico será sediado em espaço próprio da UFPI, integrando a malha urbana de Teresina, e contará com serviços como espaços para a incubação e aceleração de empresas, ambientes compartilhados para negócios, laboratórios, governança e vivências com o meio ambiente. Serão 61 hectares, na área comprendida entre a junção das Avenidas Ulisses Marques e Presidente Kennedy já nas proximidades do Colégio Técnico de Teresina (CTT).

O Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, considerou que, esse é um momento importante para a união de forças de todas as instituições públicas e privadas, e principalmente as de ensino superior do estado, para a concretização do projeto. Segundo ele, “o parque não servirá apenas a UFPI, mas sim para todo o Piauí. Só o Piauí e o Acre não possuem um parque tecnológico, então chegou a nossa hora.”, afirmou.

O Reitor do IFPI, Paulo Henrique, garantiu total apoio ao projeto, e avaliou como positiva a iniciativa da Universidade de assumir a responsabilidade na organização do projeto.”Agora temos uma instituição como a UFPI, que está protagonizando esse projeto; é a certeza da concretização do nosso parque. Acreditamos ainda mais e só temos a agradecer”, disse.

Para o Reitor da UESPI, Evandro de Sousa, a realização de um grande projeto, como é o Parque, se torna possível com a união de forças entre instituições. “A UESPI se sente honrada com o convite e já se coloca a total disposição para a realização deste sonho”.

A conferência aconteceu no Salão Nobre da UFPI e teve participação também do Vice-reitor, Viriato Campelo; da Diretora do Centro de Educação Aberta (CEAD), da UFPI, Lívia Nery; do Pró-reitor de Planejamento da UFPI, Luís Carlos Sales; do Pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFPI, Luís Junior; do Superintendente de Comunicação da UFPI, Fenelon Rocha, da Diretora do Núcleo de Inovação da UESPI, Vanessa Alencar; e da Pró-reitora de Pesquisa da UESPI, Ailma do Nascimento.