UFCG retoma atendimento aos pacientes da Clínica Escola de Odontologia

Serviços estão sendo prestados seguindo os protocolos de segurança 

Foram retomados no início deste mês de julho os atendimentos aos pacientes na Clínica Escola de Odontologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), localizada no Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR), campus Patos. Devido à pandemia de Covid-19, as atividades na clínica ficaram suspensas durante um ano e cinco meses.

A preparação para retornar às atividades começou em setembro do ano passado, com a formação da Comissão de Biossegurança da Clínica Escola de Odontologia. “Esta Comissão elaborou um protocolo para o retorno às atividades buscando adequar as normas e realidades estruturais das nossas instalações para proporcionar o menor risco possível aos pacientes, discentes, funcionários e docente. O protocolo seguiu recomendações internacionais da OMS, Anvisa, Associação Brasileira de Ensino em Odontologia e Conselho Federal de Odontologia”, explica a professora Cyntia Helena Pereira de Carvalho, coordenadora do curso de Odontologia.

Em janeiro deste ano foi iniciado o treinamento com os servidores e adequações de logísticas e estruturais, bem como, compra e licitações de materiais de consumo para o funcionamento seguro do local. Ainda no semestre letivo 2020.1, nas disciplinas pré-clínicas profissionalizantes, os alunos puderam treinar os atendimentos com manequins. No início do atual semestre letivo (2020.2), foram realizadas capacitações sobre o protocolo da escola.

Desde o último dia 5 de julho, os alunos concluintes já estão realizando atendimentos com pacientes que tiveram seu tratamento interrompido. A partir desta terça-feira, dia 20, começarão os atendimentos de Triagem.

Agendamento

O público interessado em receber o atendimento deve se dirigir à Clínica Escola, às terças e sextas-feiras, às 14h, para fazer a Triagem, ou ligar para o número (83) 3511.3079.

O paciente passará por uma triagem para que seja avaliada a sua necessidade odontológica. A partir disso, ele é encaminhado para as clínicas de especialidades.

A Clínica oferece serviços de diagnóstico de câncer de boca e outras doenças com a realização de biópsias, exames por imagem (rx periapicais, oclusais e panorâmicas), tratamento restaurador (tratamento das cáries), periodontal (tratamento das gengivas), cirúrgicos (extrações), tratamento de infantil, endodontia (canais) e próteses parciais e totais.

Covid-19

Todos os alunos, professores e servidores da Clínica Escola já foram imunizados contra a Covid-19, ao menos, com a primeira dose. O paciente também passará por uma triagem sobre o Coronavírus e qualquer sinal de contaminação, tanto a equipe quanto os pacientes serão isolados e monitorados para averiguação de infecção.

Função Social e Capacitação Profissional

Com o retorno das atividades da Clínica Escola de Odontologia, a UFCG volta a cumprir sua função social prestando assistência odontológica e melhorando a qualidade de vida e de saúde dos moradores do sertão paraibano.

Em paralelo, retoma a formação profissional com atividades práticas para os estudantes. Uma média de 210 alunos do 5° ao 10° período irão realizar atividades clínicas de um total de 413 alunos matriculados no curso.

Para a coordenadora do curso, é a retomada de um sonho dos alunos poder dar continuidade a graduação para se formar. Ela destaca o pioneirismo da UFCG com a retomada das atividades.

“Nosso curso é o primeiro de universidade pública da Paraíba que retorna com o oferecimento de todas as disciplinas clínicas da sua grade curricular. Somos um dos poucos no Brasil a voltar de forma integral. Estamos todos muito animados e ao mesmo tempo cautelosos. Nossa estrutura e atendimentos é uma grande referência para a região do Sertão Paraibano e até de cidades de outros estados na proximidade. Temos quatro grandes clínicas que na normalidade poderiam atender mais de 102 pacientes, mas com a pandemia atenderemos 30% de nossa capacidade. Estamos orgulhosos e preparados para o retorno seguro e com responsabilidade”, ressalta Cyntia.