Unila lança Caminos, publicação que divulga ações na comunidade

Edição de lançamento traz um dossiê sobre atividades realizadas durante a pandemia

Caminos é o mais novo informativo lançado pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), com o objetivo de divulgar as ações de extensão desenvolvidas pela UNILA, disseminando a importância da universidade pública na vida das pessoas e as transformações geradas por essas ações. Extensão universitária é o processo que mescla ações interdisciplinares, educativas, culturais, científicas e políticas, que interagem com atividades de ensino e pesquisa. Tem por objetivo o desenvolvimento sustentável e a mudança social através de relação interativa com as comunidades onde alunos e professores estão inseridos.

Neste momento de crise sanitária e de distanciamento social, causados pela Covid-19, a equipe da PROEX tem o desafio em dobro de realizar atividades que, em parte, sempre exigiram das equipes dos projetos o elemento principal que impacta a vida das comunidades: a presença humana. Muitos encontros e práticas das ações passaram a ser intermediados por tecnologia. Mesmo em meio a tantas mudanças, a ideia do lançamento de Caminos tomou forma e consistência. A gestão da PROEX reforça “o reconhecimento aos que permaneceram atuantes e, também, expressa a compreensão com aqueles que avaliaram a necessidade de interrupção de suas ações”.

A primeira edição traz uma seção com notícias da PROEX, que envolve parcerias, divulgação de eventos e documentos normativos da área. O informativo também traz informações sobre agenda e sobre ações extensionistas que estão sendo desenvolvidas pelas equipes. Já em “Minha história na Extensão”, é resgatada a memória das ações realizadas na UNILA. E, por fim, há o “Dossiê Extensão na Pandemia”, um material extra que compõe esta edição especial de lançamento da publicação. “Nessa seção, poderão ser encontrados relatos de extensionistas que também tiveram que aprender e ensinar em meio ao isolamento e à instabilidade social, provando que nem mesmo um contexto de pandemia é capaz de romper com a importância da indissociabilidade entre extensão, ensino e pesquisa”, informa os realizadores da publicação.

Veja o conteúdo completo da primeira edição de Caminos e compartilhe a publicação.