UFRR abre inscrições para a comunidade para acolhimento psicológico on-line

Para minimizar os impactos do distanciamento social na saúde emocional pela pandemia do Covid-19, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) abriu inscrições para o projeto Acolhimento Psicológico On-line. Podem inscrever-se pessoas com idade a partir de 12 anos.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Joelma Ana Gutiérrez Espíndula, desde junho de 2020 foram atendidas mais de 140 pessoas pelo projeto. O público apresentou queixas de ansiedade, insônia, desmotivação, depressão, ideação ou tentativa de suicídio.

A coordenadora destaca a baixa taxa de desistência (7%), o que referenda a qualidade do cuidado oferecido. Neste ano, o projeto foi ampliado e, além de alunos, técnicos e professores da UFRR, oferta vagas para a comunidade externa. Os menores de idade devem ter autorização do responsável.

“O projeto tem como objetivos oferecer à comunidade um espaço de escuta, acolhimento do sofrimento sem julgamentos e preconceitos, na tentativa de minimizar os impactos do distanciamento social na saúde emocional pela pandemia e crise existencial (angústia e ansiedade)”, afirma a professora Joelma.

A equipe de colaboradores no atendimento on-line é composta por psicólogas, alunos da graduação do curso de Psicologia da UFRR (estagiários da graduação e estagiários extensionistas) e uma estudante de pós-graduação. Todos os atendimentos são realizados sob supervisão de uma docente.

Para participar é necessário preencher o formulário disponível no site da UFRR. Após triagem, será feito o agendamento por e-mail ou telefone. O atendimento é pontual, ou seja, acontece com uma sessão de atendimento psicológico online e, eventualmente, mais uma ou duas sessões complementares de acordo com a situação.

O serviço funcionará de segunda a sexta-feira das 10h às 21h, em horários alternados, conforme agendamento prévio, a partir do dia 26 de julho de 2021.

Para preencher o formulário do projeto, clique aqui.