UFPel – Projeto da Universidade Aberta para Idosos lança diário com narrativas sobre a Pandemia

Contendo uma variedade de narrativas, o “Diário de Pandemia: minhas histórias, minhas saudades”, é uma iniciativa vinculada ao projeto de extensão “Universidade Aberta para Idosos (UNAPI)”, em parceria com o Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes – Diversidade e Tolerância (PET-DT), ambos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), originada de um curso online, destinado ao público externo à Universidade de 60 anos ou mais.

O curso promoveu palestras e oficinas ao público idoso, abordando entre as variadas temáticas a pauta “Ansiedade e Pandemia”, gerando a proposta de articulação e desenvolvimento do diário entre os participantes.

O material construído é composto por breves narrativas das colaboradoras envolvidas, respondendo a questionamentos feitos ao grupo sobre ansiedade e pandemia, que nortearam a estrutura da produção do diário. Ao todo, foram realizados 10 questionamentos para as 17 participantes, que contribuíram com a troca de experiências e vivências durante o período de pandemia de Covid-19.

A tutora do PETDT e coordenadora adjunta da UNAPI, Lorena Almeida Gill, destaca que narrativas relacionadas à solidão, à saudade e ao medo da perda já eram esperadas, mas que as respostas foram surpreendentes em vários sentidos, contribuindo na criação de redes de solidariedade e apoio entre as participantes. “Elas sentiam falta dos filhos e dos netos, além de todas as atividades que costumavam fazer como aquelas da UNAPI. Comentaram que o ciclo de palestras foi um momento importante para elas e pediram que as aulas presenciais reiniciassem, tão logo fosse possível, tendo em vista a necessidade de cuidado com a pandemia”, explica.

Os relatos compartilhados mostram alguns recortes de como o grupo vinculado a UNAPI, lidou com as adaptações provocadas pela pandemia, a forma que as mudanças impactaram a rotina, o aumento da sensação de ansiedade, as reflexões feitas neste período e as alternativas encontradas para ocupar o tempo em isolamento.

O Diário da Pandemia pode ser acessado aqui.

Sobre a Universidade Aberta Para Idosos (UNAPI)

Com atividades voltadas para o público fora da Universidade de 60 anos ou mais, a UNAPI, vinculada a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, promove um ambiente de formação e difusão de conhecimento focado no aprendizado do público idoso.