UFT e MMFDH realizarão cursos de capacitação para mulheres privadas de liberdade em Palmas

A UFT firmou parceria com a Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju)  no Projeto de Qualificação e Autonomia das Mulheres do Tocantins. Com isso, a Unidade Prisional Feminina de Palmas, em Taquaralto, receberá o curso Motivação e Valorização da Mulher, que será realizado de 20 a 24 de setembro e o curso de Empreendedorismo, governança e associativismo no mês de outubro na forma presencial.

A ação faz parte do Projeto de Qualificação e Autonomia das Mulheres do Tocantins em Parceria com o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH) através de um Termo de Execução Descentralizada.

Na foto, diretor da unidade, Cleber dos Santos Solano, pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Maria Santana, e a pedagoga da Unidade, Aldeny Abreu.

Atualmente, a Unidade tem em torno de 40 mulheres privadas de liberdade e esses cursos são uma forma de inclusão e de remição de pena para elas. Por isso, essa parceria será muito importante como forma de atender as demandas reais da sociedade externa à UFT.

A pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Maria Santana, afirma que o objetivo é melhorar a qualidade de vida dessas mulheres: “Queremos oferecer inclusão, dar opções de remição de pena e possibilidade de reconhecer sua própria autoestima e motivação enquanto pessoas dignas de direitos como cidadãs”.

O diretor da unidade, Cleber dos Santos Solano, explica que a parceria atende ao objetivo pela busca por melhores condições de vida no cárcere: “Queremos dignidade às pessoas privadas de liberdade através da qualificação e profissionalização. Isso contribui na busca por dias melhores na reinserção à sociedade e ao mercado de trabalho”.

Em breve serão realizados outros cursos:
Artesanatos com: frutos/sementes do cerrado, recicláveis, tecido, madeira e MDF;
Produção de doces com frutos do cerrado:
Curso de gastronomia local:
Design de Biojóia.