Uma agência para alavancar o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação na UFRRJ

Recém-instituída, em outubro de 2020, a Agência de Inovação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) visa atender demandas crescentes dos grupos de pesquisa e extensão da instituição, bem como da sociedade, no sentido de estabelecer uma sólida cultura de inovação, de produção de tecnologias sociais, extensão tecnológica e empreendedorismo. Sua atuação está focada no modelo conhecido como tríplice hélice, que busca a interação entre as universidades, a iniciativa privada e o poder público.

Ricardo Berbara, diretor da Agência de Inovação da UFRRJ

 

 

 

 

 

 

“No Brasil, lidamos com um paradoxo. Produzimos conhecimento científico, mas não tecnológico. As razões são inúmeras. Apenas recentemente construiu-se no Brasil um arcabouço jurídico com o Marco Legal de Pesquisa e Inovação de 2018, o Decreto 9.283Como consequência, não havia estímulo por parte das agências de fomento para estimular a academia e setores inovadores da sociedade. A Agência de Inovação foi criada para superar este paradoxo”, explica o professor Ricardo Luiz Louro Berbara, diretor executivo da Unidade.

O docente menciona, ainda, a mobilização de grupos de pesquisa e extensão da Universidade em torno de grandes projetos, cuja viabilidade está relacionada à Agência, como por exemplo Floresta energética, que visa mudar o perfil de produção das áreas rurais do câmpus Seropédica com a introdução de manejo florestal, agrícola e animal em cerca de 1.800 hectares; Parque de energia fotovoltaica, Produção de energia solar e desenvolvimento de tecnologias renováveis; Biogás, produção de energia e biofertilizantes a partir de rejeitos orgânicos; Polo Tecnológico do MarPolo Tecnológico de Maricá (Inova-Codemar); e Cannabis medicinal e Cânhamo.

Em apresentação na II Reunião Anual de Iniciação em Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (RAIDTec), no dia 11/8/2021, Berbara enfatizou que a Agência de Inovação permite dar um passo além do que o dado pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UFRRJ, cuja atuação foi fundamental para coordenar as atividades de transferência de tecnologia desenvolvida pelos corpos docente, discente e técnico-administrativo, além de zelar pela proteção dos correspondentes direitos de propriedade intelectual na instituição.

A Agência por dentro

Por seu caráter estratégico, a Agência de Inovação é uma unidade subordinada à Reitoria e vinculada à Vice-Reitoria da UFRRJ. Por seu caráter interinstitucional, dialoga com todos os setores acadêmicos e administrativos da Rural e de demais instituições de ensino e pesquisa, bem como com a sociedade civil – empresas, cooperativas, associações etc.

Possui estrutura administrativa própria, que compreende órgãos executivos, como a diretoria executiva, divisões e agentes de inovação, além de órgãos de deliberação coletiva, como o Conselho Superior e o Comitê Técnico Científico. Para consultar os membros do Conselho e do Comitê, acesse: https://institucional.ufrrj.br/nit/apresentacao/

Para saber mais sobre a atuação da Agência de Inovação da UFRRJ e sobre os projetos geridos no âmbito da Universidade, assista à mesa redonda “A Inovação no Estado do Rio de Janeiro e a Relação da Tríplice Hélice”, promovida por ocasião da II RAIDTec. O vídeo está disponível aqui.