UFSCar oferece curso de extensão sobre saúde dos povos indígenas

Estão abertas as inscrições na seleção para o curso de extensão “Introdução à Saúde dos Povos Indígenas”, ofertado pela UFSCar, sob coordenação dos professores Cecília Malvezzi e Willian Fernandes Luna, do Departamento de Medicina (DMed) da Instituição. O curso é gratuito e será realizado entre setembro e dezembro deste ano. São ofertadas 25 vagas e as inscrições devem ser feitas até 27/8 pela Internet.

A iniciativa de promover o curso de extensão é fruto do projeto de extensão sobre a mesma temática, realizado na UFSCar desde 2016. O objetivo da ação é propiciar um espaço para conhecer e refletir sobre a complexidade da saúde das comunidades indígenas, por meio da abordagem das diferentes culturas, do sistema de saúde específico, das concepções do processo saúde-doença, em um diálogo entre comunidade acadêmica e sociedade em geral, que aproxime indígenas e não-indígenas. A ideia é que o curso integre atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas a esse campo do conhecimento.

Conteúdo e público-alvo
A atividade é voltada para estudantes indígenas; estudantes das áreas da Saúde, Educação, Ciências Sociais ou afins; profissional de Saúde; profissional de áreas afins à saúde indígena; docente de cursos da Saúde ou afins; técnico; liderança indígena, e pessoas envolvidas ou interessadas na discussão sobre saúde indígena.

O curso terá carga horária total de 60 horas, com atividades síncronas e assíncronas. Os encontros online serão realizados às quartas-feiras, das 18h30 às 20h30 (horário de Brasília), pela plataforma Google Meet. As atividades começam no dia 1º de setembro e os módulos abordarão os temas: Identidade Indígena; Cuidado em Saúde Indígena; Direitos Indígenas; e Educação e Saúde Indígena. O encerramento será em 1º de dezembro. Os participantes receberão certificado.

As inscrições na seleção podem ser feitas até 27 de agosto, por este link e o resultado será divulgado no dia 30 de agosto. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail saudeindigena@ufscar.br.