UFU firma acordo de cooperação com a Receita

Parceria visa à implementação do Núcleo de Apoio Contábil na Universidade Federal de Uberlândia

 Acordo foi formalizado na última quinta-feira (19/08), em reunião no gabinete do reitor Valder Steffen. (Foto: Milton Santos)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Receita Federal do Brasil (RFB) firmaram, na última quinta-feira (19/08), um acordo de cooperação técnica para implementação do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF). A iniciativa será vinculada ao curso de Ciências Contábeis da UFU ministrado no Campus Pontal, em Ituiutaba, e também conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc).

O NAF funciona como um escritório vinculado à Receita e às Instituições de Ensino Superior (IES), cujo objetivo é oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de comunidades menos privilegiadas. Os serviços disponibilizados pelo NAF são realizados por estudantes universitários do curso de Ciências Contábeis que, antes de atuarem em suas funções, passam por um processo de capacitação oferecido pelo núcleo.

Segundo Luiz Cláudio Martins Henriques, delegado e auditor-fiscal que representou a RFB durante a reunião na Reitoria da UFU, o NAF é um importante elemento da prática profissional para os alunos de Ciências Contábeis. Ele justifica: “Isso porque o aluno terá a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos que adquiriu na graduação e, com isso, poderá auxiliar os contribuintes hipossuficientes, as microempresas, os microempreendedores individuais e as entidades sem fins lucrativos.”

O acordo firmado nesta semana faz parte de um desejo antigo das duas instituições e pode representar a abertura de novos caminhos para elas. De acordo com o reitor da UFU, professor Valder Steffen Júnior, a interação promovida por meio desta parceria irá além do NAF, se estendendo a outros projetos. “Este convênio que a UFU está firmando juntamente com a Receita Federal é extremamente amplo e apresenta muitas finalidades. Acredito que essa parceria será muito útil para a universidade e para a nossa comunidade estudantil”, vislumbra.

Sobre o assunto, o delegado Eduardo Antônio Costa, que também esteve presente representando a RFB, reflete sobre a importância do novo núcleo para a UFU e também para a cidade de Uberlândia. “O NAF é de extrema importância para a comunidade uberlandense, uma vez que esta parceria capacitará seus alunos em treinamentos específicos nas áreas tributária e fiscal, possibilitando que eles possam aplicar os conhecimentos adquiridos em benefício da população do nosso município”, ressalta.