Univasf abre inscrições para evento sobre “Epidemiologia das Doenças Transmitidas por Vetores” estão abertas até 10 de setembro

Os Programas de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ciências Veterinárias no Semiárido (PPGCVS) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e Ciência Animal da Universidade Estadual de Londrina (UEL) realizarão o evento Epedimiology of Vector-Borne Diseases (Epidemiologia das Doenças Transmitidas por Vetores), em parceria com outras instituições do País e do exterior. O evento, composto por uma série de palestras, acontecerá de 27 de setembro a 1º de outubro, de forma on-line. A ação é direcionada a estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e profissionais da área de Saúde. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 10 de setembro.

Os interessados devem se inscrever por meio de formulário on-line. O evento tem carga horária de 45 horas e será ministrado inteiramente em inglês, com a participação de 15 palestrantes de diferentes instituições e países. O conteúdo terá uma abordagem transdisciplinar, com o intuito de aprimorar a pesquisa, identificar e abordar lacunas no conhecimento sobre as Doenças Transmitidas por Vetores (DTVs). As palestras serão realizadas pelo Google Meet, às 9h. O link da sala será enviado posteriormente aos inscritos.

Esta ação é uma iniciativa do Vector-Borne Diseases Laboratory (VBDL), da UFPR, em parceria com The Global One Health initiative (GOHi) – The Ohio State University, dos Estados Unidos. A ideia surgiu como uma forma de reunir e fortalecer os grupos de pesquisa e parceiros da iniciativa privada, bem como apresentar e discutir assuntos relacionados à epidemiologia de doenças transmitidas por vetores.

O professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias no Semiárido (PPGCVS), Alexandre Redson Soares da Silva, responsável pela ação na Univasf, ressalta que qualquer discente de graduação e pós-graduação da área de Saúde da Univasf pode se inscrever, bem como professores e outros profissionais da área. “Com o evento, pretendemos reunir as partes interessadas para discutir as necessidades prioritárias de capacidade de saúde global, os desafios atuais e o progresso em direção a uma comunidade global mais resiliente”, informa.

De acordo com Redson, estudantes de mestrado ou doutorado de programas de pós-graduação no Brasil receberão uma declaração de participação como alunos especiais, de 45 horas, equivalentes a 3 créditos. Receberão também a ementa e o conteúdo programático abordado no evento para que a carga horária seja computada no seu histórico escolar como uma disciplina. “As outras categorias, como estudantes de graduação, pesquisadores, docentes etc, receberão um certificado de participação como ouvintes, totalizando 45 horas”, explica. O professor frisa que as palestras serão todas em inglês e não haverá tradução simultânea.

Ele destaca que o surgimento da pandemia de Covid-19 trouxe a necessidade de colaboração intersetorial contínua e expandida e de conhecimento para enfrentar as ameaças emergentes. “Precisamos estabelecer o paradigma de saúde global inovador e de alto impacto. À medida que entramos em uma nova década, o mundo continua a enfrentar aumentos de doenças transmissíveis emergentes e reemergentes, bem como uma onda de perigos não transmissíveis na interface de humanos, animais, plantas e meio ambiente”, comenta.

Além da Univasf, UFPR, UEL e Ohio State University (OSU), são parceiros nesta iniciativa a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Universidade de São Paulo (USP), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Washigton State University (WSU), Abrar University Somalia (AUS), University of the Gambia (UG), Universidad de Concepción Chile (UC); Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), Institut National de la Recherche Agronomique (INRAE), Institutul de Zoologie Romênia.