Plataforma Universidade 360 é ferramenta de transparência na gestão da educação superior pública

A partir de setembro, a sociedade, a imprensa e a gestão pública poderão contar com uma plataforma que reúne informações integradas de diferentes bases de dados públicas sobre a educação superior da Rede Federal de Educação. A iniciativa é resultado de um projeto de pesquisa da Rede DataScience BR, liderada por pesquisadores da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) em parceria com pesquisadores da UFOPA, UFV, UFPE e UFES. Concebida em gestão analítica de dados, a Plataforma Universidade 360º – Observatório da Educação Superior disponibiliza conteúdos de dados públicos em uma navegação intuitiva apoiada em mapas interativos, diagramas responsivos, tabelas e outros artefatos visuais que privilegiam a qualidade da experiência do usuário para conhecer profundamente os dados gerais da Educação Superior no Brasil.

A Plataforma foi construída a partir de técnicas de coleta, mineração e organização de dados, garantindo conformidade e relacionamento entre os diferentes contextos informativos para uma visão ampliada e longitudinal da gestão pública da Rede Federal de Educação sobre dados acadêmicos, da execução orçamentária e de gestão de pessoas em diferentes contextos de filtros apresentados em uma série histórica.

A Plataforma Universidade 360 – Observatório da Educação Superior é uma solução desenvolvida pela Secretaria de Educação Superior em parceria com a Rede Data Science BR (DSBR) para orientar a tomada de decisões. De acordo com o pesquisador e coordenador geral da Rede DSBR, Poty Lucena, a plataforma é dinâmica e prevê atualizações ao longo do tempo. “Com a Plataforma é possível implementar uma cultura organizacional necessária à administração pública brasileira na gestão da educação superior. Muitas vezes a gente não tem acesso ou não consegue extrair informação útil. Além disso, tomadas de decisão orientadas por dados trazem economia para o cidadão”, enfatiza Poty Lucena. A Plataforma teve lançamento presencial na última quarta-feira (01/09) no Ministério da Educação e foi transmitida em live pelo canal do Ministério da Educação no YouTube.

A Plataforma está disponível aqui.
Assista à Live de lançamento no YouTube.

Fonte: Ministério da Educação.