Home Na Mídia Plataforma Universidade 360 é ferramenta de transparência na gestão da educação superior pública

Plataforma Universidade 360 é ferramenta de transparência na gestão da educação superior pública

0
0

A partir de setembro, a sociedade, a imprensa e a gestão pública poderão contar com uma plataforma que reúne informações integradas de diferentes bases de dados públicas sobre a educação superior da Rede Federal de Educação. A iniciativa é resultado de um projeto de pesquisa da Rede DataScience BR, liderada por pesquisadores da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) em parceria com pesquisadores da UFOPA, UFV, UFPE e UFES. Concebida em gestão analítica de dados, a Plataforma Universidade 360º – Observatório da Educação Superior disponibiliza conteúdos de dados públicos em uma navegação intuitiva apoiada em mapas interativos, diagramas responsivos, tabelas e outros artefatos visuais que privilegiam a qualidade da experiência do usuário para conhecer profundamente os dados gerais da Educação Superior no Brasil.

A Plataforma foi construída a partir de técnicas de coleta, mineração e organização de dados, garantindo conformidade e relacionamento entre os diferentes contextos informativos para uma visão ampliada e longitudinal da gestão pública da Rede Federal de Educação sobre dados acadêmicos, da execução orçamentária e de gestão de pessoas em diferentes contextos de filtros apresentados em uma série histórica.

A Plataforma Universidade 360 – Observatório da Educação Superior é uma solução desenvolvida pela Secretaria de Educação Superior em parceria com a Rede Data Science BR (DSBR) para orientar a tomada de decisões. De acordo com o pesquisador e coordenador geral da Rede DSBR, Poty Lucena, a plataforma é dinâmica e prevê atualizações ao longo do tempo. “Com a Plataforma é possível implementar uma cultura organizacional necessária à administração pública brasileira na gestão da educação superior. Muitas vezes a gente não tem acesso ou não consegue extrair informação útil. Além disso, tomadas de decisão orientadas por dados trazem economia para o cidadão”, enfatiza Poty Lucena. A Plataforma teve lançamento presencial na última quarta-feira (01/09) no Ministério da Educação e foi transmitida em live pelo canal do Ministério da Educação no YouTube.

A Plataforma está disponível aqui.
Assista à Live de lançamento no YouTube.

Fonte: Ministério da Educação.

Carregue mais artigos relacionados
Carregue mais em Na Mídia

Deixe uma resposta

Vejam também

Duas novas plantas são descobertas por pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia

Do gênero Microlicia, espécies foram encontradas em Uberlândia, Uberaba, na região central…