Unifal-MG inaugura obras que otimizam ambientes acadêmicos destinados às comunidades interna e externa

As inaugurações tiveram a participação de membros da UNIFAL-MG e da Secretaria de Educação Superior, do Ministério da Educação.

Mais um dia memorável entra para a história da UNIFAL-MG. Na sexta-feira, 3/9, a Universidade realizou a inauguração do Auditório da Clínica de Especialidades Médicas (CEM), das Usinas Fotovoltaicas, instaladas no campus Varginha e na sede, e do lançamento da Pedra Fundamental da nova Clínica de Odontologia, a ser construída na Unidade Santa Clara. Os empreendimentos sinalizam o compromisso da Instituição com a comunidade acadêmica e a comunidade externa, visando à melhoria e à ampliação dos espaços universitários, conforme exigências de acessibilidade e sustentabilidade, para prestação de serviços públicos. O evento está disponível no Youtube da UNIFAL-MG.

A cerimônia oficial, realizada em formato presencial, observando todos os protocolos de segurança contra a covid-19, com transmissão pelo Youtube, contou com a participação de membros da UNIFAL-MG, do Ministério da Educação e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Com início marcado por apresentações culturais da Camerata Theophillus e da Orquestra Popular, a solenidade destacou vídeos dos espaços inaugurados, seguidos do descerramento simbólico das placas de inauguração. Ao longo da solenidade, os participantes reforçaram a importância do investimento em educação, do papel da Universidade na prestação de serviços públicos e dos impactos das obras e empreendimentos para as atividades da UNIFAL-MG.

“Essas entregas que estamos tendo agora, as usinas fotovoltaicas, por exemplo […], isso vai significar, neste momento, além da questão da energia limpa e da sustentabilidade, junto com o projeto de eficiência energética que a gente fez por meio do edital Cemig/Aneel, uma economia de aproximadamente R$ 500.000 por ano para a Universidade. Isso significa praticamente o valor que a gente paga para as bolsas de todos os cursos de Pós-Graduação”, destacou o pró-reitor Lucas Cezar Mendonça.

Assim como afirmou o diretor do campus Varginha, Prof. Paulo Roberto Rodrigues de Souza, a inauguração da obra se destaca não só para a Universidade, mas para a comunidade como um todo, coincidindo exatamente com o delicado momento de geração e consumo de energia elétrica vivido pelo país. “O investimento realizado em aproximadamente R$ 2,8 milhões, que será amortizado em 5 anos, apresenta vida útil média do equipamento em 25 anos”, exemplificou o docente.

A relevância das placas fotovoltaicas também foi destaque na fala do secretário de Educação Superior Wagner Vilas Boas de Souza. “Nós entendemos que é um recurso que vamos deixar de pagar: ele se paga em 5 anos, e esse recurso ao longo dos outros 15, 20 anos pode ser aplicado na pesquisa, na extensão e no ensino”, disse. Em sua fala, o secretário ainda destacou a importância para a comunidade dos equipamentos inaugurados. “Mas nós sabemos que as universidades não são os equipamentos; as universidades são pessoas – a Universidade Federal de Alfenas é constituída por seus professores, técnicos, alunos”, completou.

Quanto à Nova Clínica de Odontologia, o Prof. Alessandro Aparecido Pereira, diretor da Faculdade de Odontologia, destacou que, em 2019, com a estrutura atual, foram atendidos cerca de 6 mil pacientes nas clínicas da UNIFAL-MG, com aproximadamente 60 mil procedimentos odontológicos, gerando repasse financeiro do SUS para a Instituição. “Essa, então, será uma obra de grande relevância social, e tenho certeza de que irá contribuir para melhorar ainda mais a qualidade já reconhecida nacionalmente do ensino do curso de Odontologia, e o mais importante: ampliar a atenção odontológica gratuita a toda a população de Alfenas e região”, disse.

Na oportunidade, o secretário adjunto de Educação Superior Eduardo Gomes Salgado manifestou a sua gratidão ao novo empreendimento. “É muito gratificante saber que daqui 1 ano e meio, 2 anos, a gente tem uma clínica efetiva, atendendo aos padrões da Anvisa […]. Hoje, estou com o coração muito alegre, radiante de alegria, por estar na minha casa, aqui na UNIFAL-MG, com os meus amigos, e tendo a oportunidade de fazer boas entregas”, expressou.

Assim como o secretário adjunto Eduardo Gomes, a diretora da Faculdade de Medicina, Profa. Evelise Aline Soares, apontou a alegria, para o curso de Medicina, da inauguração do Auditório da CEM. “Hoje, nós concluímos uma etapa muito bonita, de muita dedicação, que são as construções relacionadas ao curso. Inicialmente, um sonho rascunhado no papel, feito pelo professor Roberto, da Clínica de Especialidades Médicas, avançando com uma comissão de obras, com apoio da Coordenadoria de Projetos e Obras (CPO), sempre nos acolhendo, e com vários enfrentamentos com relação a aspecto econômico e uma ajuda muito grande do professor Sandro junto à Ebserh”, agradeceu a docente.

O reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, salientou as obras como alegres conquistas em meio a muitos dos desafios enfrentados no momento. “Nossa Universidade não tem apenas se mantido em pé, ela tem se mantido em pé em meio a tempestade, mas, mais do que isso, tem avançado na sua nobre missão constitucional de entregar a toda a sociedade Ensino de qualidade, Pesquisa de excelência e Extensão dialógica”, destacou.

Ao longo do pronunciamento, o reitor enfatizou o papel fundamental das parcerias e do trabalho coletivo, com destaque para o apoio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), e o significado das obras inauguradas para todos os campi da Instituição. “Estamos aqui em Alfenas agora, mas a UNIFAL-MG é de todos e todas, e cada centavo investido em nossos campi fora de Sede reverbera para todos nós: somos todos UNIFAL-MG”, proferiu o reitor da UNIFAL-MG, após agradecimento a todos os envolvidos nos projetos inaugurados.

“Finalizo com uma última reflexão: através do trabalho na esfera pública nós superamos, em parte, nossa individualidade e nos projetamos no tempo e no outro. Deixamos um pouco de nós nas outras pessoas. Não tenho ilusões, aqui, de eternidade quanto a isso, mas podemos falar de uma transcendência humana e concreta que nos permite ser o melhor de nós mesmos. A universidade pública pode ser esse espaço de criação do novo, e os resultados hoje apresentados e os que ainda estão por vir nos enchem de alegria e orgulho por fazer parte de uma história e uma construção maior do que nós todos”, concluiu.

Confira o vídeo de apresentação do Auditório da Clínica de Especialidades Médicas, das Usinas Fotovoltaicas e da Nova Clínica de Odontologia.

A cerimônia
A solenidade de inauguração foi organizada mediante autorização do comitê institucional de acompanhamento e prevenção à covid-19 e seguiu os protocolos de segurança, incluindo número reduzido de participantes e convidados, distanciamento, ventilação do local e disponibilização de álcool em gel e máscaras. Para evitar proximidade entre os participantes, as autoridades presentes foram dispostas em mesa de honra e tribuna de honra.

Participaram da mesa o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Wagner Vilas Boas de Souza; o secretário adjunto de Educação Superior do MEC, Prof. Eduardo Gomes Salgado; o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), general da reserva do Exército Brasileiro, Oswaldo de Jesus Ferreira, por webconferência; o reitor, Prof. Sandro Amadeu Cerveira; e o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional, Lucas Cesar Mendonça.

Integraram a tribuna de honra o vice-reitor, Prof. Alessandro Antônio Costa Pereira; a diretora da Faculdade de Medicina, Profa. Evelise Aline Soares; o vice-diretor da Famed e da CEM, Prof. Roberto Conde Santos; o diretor da Faculdade de Odontologia, Prof. Alessandro Aparecido Pereira; o vice-diretor da Faculdade de Odontologia, Prof. Leandro Fernandes Araújo; e o diretor do campus de Varginha, Prof. Paulo Roberto Rodrigues de Souza.

Descerramento das placas
O descerramento da placa de inauguração das usinas fotovoltaicas foi realizado pelo diretor do campus Varginha, Prof. Paulo Roberto Rodrigues de Souza; pelo secretário adjunto de Educação Superior, Prof. Eduardo Gomes Salgado; pelo reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira; pelo pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional, Lucas Cezar Mendonça; e pelo pró-reitor de Administração e Finanças, Prof. Mayk Vieira Coelho. A leitura das placas foi realizada pelo Prof. Mayk Vieira Coelho e pelo Prof. Paulo Roberto Rodrigues de Souza.

O ato solene de descerramento da placa de inauguração do Auditório da Clínica de Especialidades Médicas, foi realizado pela diretora da Faculdade de Medicina, Profa. Evelise Aline Soares; pelo Prof. Roberto Conde Santos, vice-diretor da Faculdade de Medicina e coordenador da Clínica de Especialidades Médicas; pelo secretário de Educação Superior, Wagner Vilas Boas de Souza; pelo reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira. A leitura da placa foi realizada pelo Prof. Roberto Conde Santos.

Participaram do ato solene de lançamento da Pedra Fundamental de Nova Clínica de Odontologia o diretor da Faculdade de Odontologia, Prof. Alessandro Aparecido Pereira; o Prof. Leandro Araújo Fernandes, vice-diretor da Faculdade de Odontologia; o secretário de Educação Superior, Wagner Vilas Boas de Souza; e o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira. A leitura da placa foi realizada pelo Prof. Leandro Araújo Fernandes.

As obras inauguradas
Com dimensão de 12.000,00m², a nova Clínica de Odontologia atende às normas de vigilância sanitária, principalmente quanto à estrutura e acessibilidade. A demanda de construção foi apresentada ao secretário de Educação Superior em 2020 e contou com montante alocado no Projeto de Lei Orçamentária (PLOA – 2021), redirecionado para conclusão do projeto da Fase 1. Nos últimos cinco anos, a Clínica de Odontologia atendeu cerca de 240 mil procedimentos em mais de 30 mil pacientes. Os atendimentos são oferecidos à população de Alfenas e de outros 144 municípios vizinhos, totalizando aproximadamente 3 milhões de habitantes.

O Auditório da CEM, no Prédio J, licitado com apoio do Ministério da Educação e da Diretoria da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi idealizado como um espaço para acomodar 150 pessoas sentadas, em ambiente climatizado, com sistema de som de última geração para telemedicina, videoconferências e outros recursos de transmissão. O espaço possui acústica com isolamento, o que contribui para que nenhum som exterior interfira nas transmissões, e possibilita a realização de eventos não só do curso de Medicina, mas também da Universidade, incluindo colação de grau dos estudantes.

Outras obras inauguradas foram as usinas fotovoltaicas instaladas no campus Varginha, em todos os prédios, e na Sede, nos prédios O e V, cuja proposta prevê a economia de 1.150,00MWh/ano de energia, equivalente entre 25% e 35% na conta de energia da Universidade. “No campus Varginha, a redução representará 100% da redução do consumo de energia elétrica”, destacou o diretor do campus de Varginha, Prof. Paulo Roberto Rodrigues de Souza, em pronunciamento na cerimônia.

A ação de instalação das placas foi financiada com parte de recurso institucional e parte do recurso das ações de eficiência energética do Ministério da Educação. Além da economia orçamentária para outras demandas na Instituição, o projeto de eficiência energética, que contou com termo de parceria com a CEMIG, promoverá benefícios para o meio ambiente, com a não emissão de CO² na atmosfera.

Para saber mais projetos desenvolvidos em 2020, acesse: Projetos de melhorias para os espaços universitários comprovam a capacidade técnica e de adaptação da UNIFAL-MG em infraestrutura e obras; confira as principais ações empreendidas em 2020