Home Andifes Livro aborda a temática “Família, pobreza e luta pela sobrevivência” no contexto socioeconômico atual

Livro aborda a temática “Família, pobreza e luta pela sobrevivência” no contexto socioeconômico atual

0
0

“Família, pobreza e luta pela sobrevivência”, de autoria da Assistente Social, professora doutora Maísa Miralva da Silva, é uma iniciativa organizada pela Escola de Ciências Sociais e Saúde da PUC Goiás, com o apoio da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS.

Segundo a autora, a obra foi elaborada no contexto da crise sanitária, política, econômica e social, jamais vivida antes na história com essas proporções. Maísa Miralva afirma com veemência que essa situação “põe em inquestionável evidência a importância de um Estado Social”. Ela denuncia o desmonte do estado que ocorre desde 2016, com o chamado novo regime fiscal, que congelou por vinte anos os valores investidos nos serviços públicos federais (EC 95), incluindo a saúde, educação e assistência social, e evidencia: “o Estado brasileiro se consolida ainda mais máximo para o Capital e mais mínimo para o social”.

Ao destacar que a pobreza absoluta voltou a existir no Brasil – como consequência dramática do sistema capitalista -, o que considera uma situação eticamente inaceitável, Miralva enfatiza: “urge que o momento pandêmico traga para o centro do debate a necessidade de se constituir verdadeiramente um Estado Social com capacidade de garantir um sistema de proteção social para todos(as)”.

Sobre a autora
Graduada em Serviço Social pela PUC Goiás, Mestre e Doutora em Política Social pela UnB. Professora e Vice-Coordenadora do Mestrado em Serviço Social da PUC Goiás. Assistente Social da Universidade Federal de Goiás, onde exerce atualmente a função de Pró-Reitora de Assuntos Estudantis. Atual Coordenadora Nacional do Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários (Fonaprace). Conselheira Vice-presidente do CRESS Goiás (1993-1996).

Carregue mais artigos relacionados
Carregue mais em Andifes

Deixe uma resposta

Vejam também

Duas novas plantas são descobertas por pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia

Do gênero Microlicia, espécies foram encontradas em Uberlândia, Uberaba, na região central…