UnB divulga programação da Semana Universitária; saiba como se inscrever

Em formato remoto, Semuni 2021 acontece entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro

As inscrições para a 21ª edição da Semana Universitária da Universidade de Brasília (UnB) estão abertas. O evento acontece entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro de forma remota. Serão mais de 1500 atividades, a maior parte ao vivo, que poderão ser acessadas por meio dos canais da Extensão no YouTube: Extensão UnB, Semana UnB Sala 01, Semana UnB Sala 02, Semana UnB Sala 03 e Semana UnB Sala 04, além do canal da UnBTV.

A Semana Universitária terá como tema central o centenário de Paulo Freire. As programações de todas as unidades acadêmicas e administrativas da UnB podem ser acessadas no site do Decanato de Extensão (DEX).

Pela segunda vez, o formato das atividades será totalmente virtual, em função da pandemia do novo coronavírus. A programação diversificada do evento se mantém, com mais de 1500 atividades que promovem a extensão universitária. Utilizando a plataforma StreamYard, as ações serão realizadas entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro. Webinários; palestras e oficinas online; apresentações de trabalho ao vivo e gravadas são algumas das atrações desta edição.

A Faculdade UnB de Ceilândia (FCE/UnB), por exemplo, oferece mais de 100 atividades, a Faculdade de Saúde (FS), 69, e a Faculdade de Tecnologia (FT), mais de 80. Essas programações incluem oficinas, minicursos, palestras e rodas de conversa, entre atividades gravadas e ao vivo.

>> Confira todas as programações da Semuni 2021

“A quantidade de ações é reveladora da importância e do acerto da estratégia adotada”, avalia a decana de Extensão da UnB, Olgamir Amancia. “E, quando se examina a qualidade e a diversidade das ações, amplia -se o entendimento sobre a relevância da Semuni”.

“Após quase dois anos tendo as relações mediadas pelas tecnologias, não será tarefa simples . Mas a capacidade criadora e inventiva da extensão universitária protagonizada pela juventude superará as dificuldades e mobilizará a comunidade. São mais de 1500 ações, por mais diversas que sejam as expectativas, elas têm muitas chances de serem respondidas, por isso, participem!”, acrescenta.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL – A programação começa na segunda-feira (27), a partir das 9h30, com um ato político em defesa da Universidade pública, gratuita e de qualidade, além de uma celebração do Centenário de Paulo Freire, patrono da educação brasileira. A partir das 19h30, a palestra de abertura terá a presença do ex-ministro da Educação Fernando Haddad. Ele vai falar sobre a importância da Universidade Pública brasileira no enfrentamento das crises contemporâneas e na construção de uma sociedade melhor.

Na terça-feira (28), um dos destaques é o III Encontro de Estudantes Extensionistas da UnB. A importância da extensão na formação dos estudantes de graduação no Brasil será tema da abertura do Encontro, a partir das 9h30.

No mesmo dia, o Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI) e o Decanato de Extensão (DEX) organizam um debate sobre a questão das mulheres na Ciência, focando nas docentes, técnicas e estudantes da UnB. O objetivo é discutir uma política sobre questões relativas à atuação das mulheres cientistas, daquelas que têm sua atividade profissional na academia e das estudantes. A atividade será transmitida a partir das 14h30.

O tradicional Dia da Saúde Mental e Bem-Estar, que acontece desde 2018, conta com uma atividade especial. Na quarta-feira (29), vários representantes de povos e comunidades tradicionais vão debater como a pandemia da COVID-19 afetou em termos físicos e mentais as comunidades tradicionais brasileiras, e também apresentar como essas comunidades se organizaram para enfrentar as crises valendo-se de tratamentos alternativos.

Para debater a cultura como forma de resistência e luta contra o conservadorismo, as desigualdades sociais e a negação da ciência, o DEX também apresenta a mesa Cultura e Vida Brasileira, com a participação de Richard Santos, Sérgio Duboc e Leci Brandão. O evento será transmitido na quinta-feira (30), a partir das 19h.

Na sexta-feira (01/10), das 16h às 18h, a mesa de encerramento celebra o legado de Paulo Freire. Com a participação de Nita Freire, viúva do patrono da educação brasileira, o objetivo é refletir sobre a importância do legado de Paulo Freire para a educação brasileira e quais contribuições o seu pensamento pode trazer para o pensamento, a gestão e as metodologias da educação brasileira hoje.

>> Confira a programação especial do DEX para a Semuni 2021

INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO – Todas as atividades ficarão disponíveis nos canais do YouTube para o público, mas para receber certificado de participação o estudante precisa estar inscrito e atestar sua frequência. As atividades são gratuitas e os interessados em participar e receber certificados precisam se inscrever via Sistema Integrado de Gestão de Atividades (SIGAA) e preencher os formulários de frequência que estarão disponíveis nas descrições dos vídeos ou nos chats das atividades ao vivo.

Para realizar a inscrição, basta se cadastrar no sistema, acessar a lista de atividades gerais e buscar as ofertas de cada uma das unidades. O DEX criou um tutorial explicando o passo a passo para a inscrição.