Home Universidades Federais UFF celebra centenário do educador pernambucano Paulo Freire com arte e cultura

UFF celebra centenário do educador pernambucano Paulo Freire com arte e cultura

0
0

A Universidade Federal Fluminense, de Niterói-RJ, celebra os 100 anos de Paulo Freire, patrono da educação brasileira, com duas semanas repletas de conferências, rodas de conversas, mesas, relatos de experiência, oficinas e apresentações artísticas. O “11° Interculturalidades: Primaverar, viver Freire” vai ocupar as redes sociais do Centro de Artes UFF.

Dentre os participantes, estão a viúva do homenageado, Nita Freire, o teólogo Leonardo Boff, o escritor e ativista indígena Daniel Munduruku, a deputada Luiza Erundina, a ativista e apresentadora Preta Ferreira, além de representantes de movimentos sociais e da classe artística.

Nos destaques da área artística, haverá a apresentação dos grupos residentes da UFF, Música Antiga da UFF e Quarteto de Cordas da UFF (dia 25, 16h), o tributo “Zé Keti – a voz do morro”, com participação de Geisa Keti, filha de Zé Keti (dia 25, 18h), as peças teatrais “Paulo Freire – o andarilho da utopia”, com o ator Richard Riguetti (dias 22 e 26, 20h), e “Paulo Freire e o mundo lá fora”, do Coletivo En La Barca Jornadas Teatrais (dia 25, 20h), além de performances cênicas, oficinas culturais, mesas com artistas e o “Ciclo Apalavrar” (dias 23 e 29, 20h), que é uma mostra de filmes seguidos de debates.

O humanista, educador e filósofo brasileiro Paulo Freire, um dos intelectuais mais lidos e estudados em todo o mundo, completaria 100 anos em 19 de setembro, e a esta data se soma outra muito marcante para a instituição – 25 anos atrás, em 27 de agosto de 1996, a UFF concedeu a Paulo Freire o título de doutor honoris causa.

Mais detalhes sobre o evento em anexo e no site www.centrodeartes.uff.brhttp://www.centrodeartes.uff.br/.

Carregue mais artigos relacionados
Carregue mais em Universidades Federais

Deixe uma resposta

Vejam também

Duas novas plantas são descobertas por pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia

Do gênero Microlicia, espécies foram encontradas em Uberlândia, Uberaba, na região central…