Unirio – HUGG inaugura ambulatório de reabilitação cognitiva pós-Covid

Proposta é avaliar e tratar pacientes com problemas de memória e atenção desencadeados pelo novo Coronavírus

A lista de sinais e sintomas relacionados à Covid-19 tem crescido à medida que o conhecimento científico sobre a doença evolui. No Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), pesquisadores do Laboratório de Avaliação Neurocomportamental (LAN) investigam problemas de memória e atenção desencadeados pelo novo Coronavírus.

Para tratar pacientes acometidos pelo chamado “transtorno cognitivo leve” em decorrência da infecção pelo Sars-Cov-2, o HUGG inaugura nesta terça-feira, dia 14, o Ambulatório Pós-Covid. A proposta é avaliar e reabilitar pessoas que apresentem falhas de memória, dificuldade de concentração e alterações nas funções executivas – como, por exemplo, a capacidade de planejamento e a habilidade de resolução de problemas.

O atendimento será feito pela equipe multidisciplinar do LAN, a partir da integração entre diversas especialidades médicas e da saúde. A iniciativa busca também gerar conhecimento sobre as disfunções cognitivas do idoso, como o próprio transtorno cognitivo leve e o mal de Alzheimer.

O tratamento consistirá na prática de exercícios mentais com auxílio de software. “São programas computadorizados de reabilitação cognitiva com uso de realidade virtual, entre outros recursos”, revela o professor Sergio Luis Schmidt, vice-coordenador do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Neurologia (PPGNEURO) da UNIRIO, ao qual o LAN se vincula. Schmidt também coordena o laboratório, em parceria com o professor da Escola de Medicina e Cirurgia da UNIRIO Julio Cesar Tolentino.

As atividades ocorrerão nas dependências do Programa Renascer, voltado para a promoção da saúde e qualidade de vida na terceira idade. Idosos participantes do programa que estiverem nos critérios de inclusão terão suas consultas agendadas pelo próprio Renascer. Já os pacientes do HUGG serão encaminhados internamente para atendimento.

O Ambulatório Pós-Covid conta com apoio das Gerências de Assistência à Saúde e de Ensino e Pesquisa, ambas vinculadas à Superintendência do HUGG. O hospital é administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).