Home Universidades Federais UFG e Comunidade da Construção promovem o Construct Ideathon – 1º Desafio Nacional Living Lab C

UFG e Comunidade da Construção promovem o Construct Ideathon – 1º Desafio Nacional Living Lab C

0
0

A busca por soluções criativas, inovadoras, aplicáveis na prática e com potencial de geração de negócios na construção contará com o reforço de estudantes do ensino superior.

Por meio do Construct Ideathon – maratona que funciona como um acelerador de novas ideias –, a comunidade acadêmica encontrará um ambiente virtual propício para desenvolver soluções que possam auxiliar a indústria da construção, o setor público e a sociedade na mudança na problemática que envolve os resíduos de construção civil (RCC).

O Desafio de âmbito nacional e 100% on-line é promovido pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e pelo Programa Comunidade da Construção (polo goiano), realizado pelo Living Lab C, o primeiro laboratório vivo no Centro-Oeste focado em inovação e sustentabilidade na construção civil, com a organização do Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI) da UFG. Além do apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e do Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Sinduscon-GO), o Construct Ideathon conta com o relevante patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU-GO), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA-GO) e do SEBRAE/GO.

Podem participar estudantes de diferentes áreas de formação (Ciências Exatas, Humanas e Sociais ou Biológicas), organizados em equipes, de no mínimo 02 (dois) e no máximo 05 (cinco) integrantes, que estejam matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação (stricto-sensu ou lato-sensu) de Instituições de Ensino Superior (IES), em todo o Brasil e Exterior. “Negócio Inovador” e “Negócio de Impacto Socioambiental” são as 02 (duas) categorias do evento, que premiará, em dinheiro, o 1º, 2º e 3º lugar de cada uma delas.

Para se inscrever na competição, a equipe não necessita ter uma ideia ou solução pronta, pois dentre os objetivos do Construct Ideathon estão o desenvolvimento de competências e a promoção de um ambiente voltado à cultura da inovação e do empreendedorismo. Para tanto, as equipes poderão contar, em caráter não obrigatório, com um(a) orientador(a) – docente ou profissional de mercado que escolherem –, além de capacitações previstas na programação do desafio (bootcamp) e suporte de mentores.

A expectativa com Living Lab C é que os estudantes possam contribuir com o propósito do projeto de transformar ideias em soluções criativas, inovadoras e sustentáveis (sejam produtos, serviços ou processos), as quais tragam melhorias significativas para problemas ligados aos resíduos de construção!

As inscrições no Construct Ideathon estarão até 25/10/2021 e as informações sobre o desafio estão no site www.livinglabc.com.br/ideathon e no perfil @livinglabc das redes sociais (instagram, facebook e linkedin).

Carregue mais artigos relacionados
Carregue mais em Universidades Federais

Deixe uma resposta

Vejam também

Andifes se reúne com ministro da Casa Civil para avaliar saídas para bloqueio de orçamento das universidades federais 

O presidente da Andifes, reitor Ricardo Marcelo Fonseca (UFPR), e o vice-presidente, reito…