UFPel – Hospital Escola terá mutirão de consultas e live na programação do Outubro Rosa

O mês de outubro é tradicionalmente utilizado para a campanha Outubro Rosa, criada para alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) anualmente realiza ações promovidas pela Unidade de Hematologia e Oncologia e, neste ano, será realizado um mutirão de consultas e uma live sobre o tema, aberta ao público.

O mutirão será realizado no dia 23, sábado, no turno da manhã. Serão atendidas 20 pacientes que estão na lista de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) para a realização da primeira consulta com médico oncologista. Para cumprir com os protocolos de segurança sanitária, serão divididas em duas turmas, às 7h30min e às 9h30min.

Na ocasião será feita a abertura do prontuário das pacientes, seguida de um acolhimento e apresentação da equipe multiprofissional que atende na unidade, para posteriormente iniciarem os atendimentos. As pacientes já estão agendadas via Regulação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A live será no dia 26, às 10h, pelo canal do YouTube do Hospital Escola, com o tema “Aspectos psicológicos e comportamentais do câncer de mama”, com a psicóloga Miryan Bergamini Meireles, especialista em saúde mental e psicóloga hospitalar ambulatorial da Oncologia do HE. A live contará com a participação da professora de educação física Stephanie Santana Pinto, que irá compartilhar sua história com o câncer de mama e seu projeto Abrace.

Conforme a chefe da Unidade de Hematologia e Oncologia, Cristiane Petrarca, essas ações visam auxiliar no atendimento à demanda reprimida em função da pandemia, bem como levar informações importantes à toda população. “Buscamos criar uma programação que nos propiciasse cumprir nosso papel assistencial, mas também social e educativo”, disse ela.