Universidade Federal de Pernambuco cria produto que combate cárie

A cárie é uma deterioração no dente causada por bactérias. Para dar um jeito nisso, os dentistas costumam usar a broca. Mas o barulho desse motorzinho pode estar com os dias contados. Um estudo da Universidade Federal de Pernambuco resultou em uma fórmula composta por nanopartículas de prata para resolver o problema das cáries sem anestesia e sem dor.

De acordo com o pesquisador André Galembeck, a ação antimicrobiana do material já era conhecida e o grupo de pesquisa levou esse conhecimento para a área odontológica.

Basta passar o produto no dente afetado para conter a ação das bactérias. O pesquisador André Galembeck explica que a nova tecnologia vai reduzir o tempo de atendimento e o custo do tratamento.

A equipe trabalha com a aplicação de nanopartículas de prata em tratamento odontológico desde 2011. Os ensaios clínicos envolveram um grupo de mais de 2.000 crianças. O novo produto também pode ser combinado com o tratamento convencional de forma complementar. No caso de dentes permanentes, os pesquisadores esperam resultados tão bons quanto os obtidos nos dentes de leite.

Fonte: Radioagência Nacional