Andifes recebe Prêmio Darcy Ribeiro em cerimônia na Câmara dos Deputados

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) recebeu, na tarde desta terça-feira (26), a medalha e o diploma de menção honrosa da edição de 2021 do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação. A premiação é concedida anualmente a três pessoas ou entidades que tenham realizado trabalhos ou ações de destaque na defesa e promoção da educação no Brasil.

Câmara dos Deputados – Divulgação

A Andifes foi representada na cerimônia pelos reitores Marcus Vinicius David (UFJF), Ricardo Marcelo Fonseca (UFPR), Alfredo Macedo Gomes (UFPE), Márcia Abrahão Moura (UnB) e José Geraldo Ticianeli (UFRR), e pelo secretário executivo, Gustavo Balduino.

De acordo com o presidente da Andifes, reitor Marcus David, os reitores e reitoras que compõem a associação sentiram-se honrados e felizes com esse importante reconhecimento dos deputados e deputadas que compõem a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.“A partir do momento em que a criação da Andifes possibilitou o trabalho em cooperação do conjunto de universidades federais, foi garantida à rede federal de ensino superior a atuação e a representatividade nas mais importantes ações em defesa e pela promoção do ensino superior público, gratuito, inclusivo e de qualidade, por meio da interlocução e da participação na implementação de grandes e importantes políticas voltadas à promoção da educação superior do País, nesses 32 anos de existência”, afirmou.

O reitor fez questão de lembrar que a trajetória da Andifes é resultado do trabalho coletivo de todas as reitoras e reitores que passaram pela entidade ao longo de mais de 30 anos. “As diretorias da Andifes sempre foram compostas por reitores e reitoras dedicados ao projeto de educação superior necessário para o Brasil e foi essa trajetória que levou a Andifes a um lugar de protagonismo na construção de ações e políticas públicas fundamentais para o nosso País”, detalhou.

Marcus David ainda destacou que as universidades cumprem um importante papel na valorização da democracia brasileira. “É fundamental para a democracia que as universidades sejam o lugar do livre pensar e com a autonomia que lhes é garantida na Constituição Federal.

Câmara dos Deputados – Divulgação

Estarmos recebendo essa homenagem hoje – o dia em que a Câmara dos Deputados reabre suas portas às atividades presenciais, esta Casa que é o centro da democracia do Brasil, é para nós motivo de orgulho. E receber o Prêmio Darcy Ribeiro, que foi o primeiro reitor da Universidade de Brasília, é a coroação da história de 32 anos da Andifes. Muito obrigado a todos os deputados e deputadas que nos agraciaram com esse reconhecimento”, finalizou.

Além da Andifes, receberam o Prêmio Darcy Ribeiro 2021 o Instituto Península e a professora Paula Beatriz de Sousa Cruz.

Sobre Darcy Ribeiro (1922-1997)

Câmara dos Deputados – Divulgação

Antropólogo, romancista e político mineiro, Darcy Ribeiro foi um dos principais intelectuais brasileiros, fundador da Universidade de Brasília. Nascido em Montes Claros, formou-se pela Escola de Sociologia e Política da Universidade de São Paulo (USP) em 1946. Como etnólogo do Serviço de Proteção ao Índio, passou períodos com diversas tribos indígenas. Publicou vários livros, dentre os quais A Política Indigenista Brasileira (1962).

Chefiou a Casa Civil da Presidência da República entre 1963 e 1964, durante o governo de João Goulart. No regime militar, exilou-se no Uruguai. De volta ao Brasil, foi eleito vice-governador do Rio de Janeiro na chapa liderada por Leonel Brizola, em 1982. Em 1990 elegeu-se senador pelo Rio. No seu último ano de vida, dedicou-se especialmente a organizar a Universidade Aberta do Brasil, com cursos de educação a distância, e a Escola Normal Superior, para a formação de professores do Ensino Fundamental.