UFCSPA – Evento visa à aproximação entre escolas públicas e universidade

Evento voltado para ensino fundamental e médio ocorrerá entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro

Previsto para ocorrer entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro, o Congresso Escolar-Científico UFCSPA (CONECt UFCSPA) representará uma oportunidade de aproximação entre a universidade e escolas públicas de Porto Alegre. O evento, realizado pela primeira vez na instituição, faz parte da programação oficial do II Congresso UFCSPA, trazendo atividades como oficinas lúdicas para a compreensão de assuntos científicos e rodas de conversa sobre saúde e bem-estar.

A previsão é que cerca de 200 alunos de três escolas públicas da Capital participem diretamente das atividades do CONECt UFCSPA. Um dos encontros, “Leituras do Castelinho”, será transmitido pelo canal da universidade no YouTube no dia 30 de novembro às 14h. As demais atividades serão realizadas via plataforma do Congresso UFCSPA, e abordarão temas como meio ambiente, vírus e vacinas, tabagismo, animais de laboratório, cuidados com o PET, linguagem, dança, entre outros.

De acordo com um dos idealizadores do projeto, o professor Luiz Carlos Rodrigues Junior, o CONECt UFCSPA foi elaborado por docentes e coordenadores de projetos de extensão, em associação com a Reitoria, tendo em vista necessidade de aproximação efetiva entre universidade e escola.

“Existem inúmeros alunos na escola pública que não têm conhecimento da universidade pública, suas ações, projetos e papel dela na sociedade, e ainda, que eles podem ser alunos desta instituição no futuro. Esse contato é importante para estreitar os laços entre a universidade e a escola e inspirar crianças e adolescentes no mundo da ciência”, salienta o docente.