UFJF e Câmara Municipal vão qualificar vereadores e servidores públicos municipais

 Ana Lívia: “O processo visa aproximar os docentes da cidade à Câmara Municipal” (Foto: Assessoria de Imprensa CMJF)

A pró-reitora de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Ana Lívia de Souza Coimbra, participou, na última quinta-feira, dia 18, de evento realizado na Câmara Municipal de Juiz de Fora. Como representante do reitor da UFJF, Marcus David, a professora esteve no lançamento de edital da Frente Parlamentar de Promoção da Educação Legislativa que tem, entre outras finalidades, a qualificação de vereadores e servidores públicos municipais.

O edital prevê o credenciamento de professores para 15 cursos livres gratuitos, que devem tratar de assuntos como teoria democrática e participação política; políticas sociais; sistema eleitoral; orçamento público; processo legislativo; contabilidade pública; licitações; contratos; e outros; para vereadores e servidores das Câmaras Municipais participantes da Frente Parlamentar.

O objetivo do edital, segundo Ana Lívia, é o credenciamento de docentes para ministrar disciplinas que afetem o Poder Legislativo e a Administração Pública. “O processo visa aproximar os docentes da cidade à Câmara Municipal, com atividades remuneradas para isso, e ofertar gratuitamente para as Casas Legislativas parceiras conteúdos que são necessários para a formação de parlamentares e servidores.”

O encontro contou com a presença de mais de 60 presidentes e representantes de Casas Legislativas da Zona da Mata, do Campo das Vertentes, do Triângulo Mineiro e do Sul de Minas. E também com os representantes da Frente Parlamentar. O grupo, criado para estabelecer metas e criar futuras ações de formação política, técnica e cidadã para servidores e para a sociedade em geral, conseguiu a adesão de vereadores de 853 cidades mineiras.

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) informa que oferecerá todo o suporte necessário para os docentes e os técnico-administrativos que se interessarem em participar desta iniciativa

Confira o edital.