UFRJ – Pesquisa busca compreender complexidades da população brasileira

Classes médias, no plural

Camadas médias brasileiras foram estudadas por mais de uma década. Pesquisa descreve – entre outros fatores – o estilo de vida, a mobilidade social, o consumo e a ação política das famílias. Na imagem, o Mercadão de Madureira antes da pandemia (2019) | Foto: Fábio Caffé (Coordcom/UFRJ)

O Conexão n° 55 apresenta Classes Médias no Brasil: Estrutura, Perfil, Oportunidades de Vida, Mobilidade Social e Ação Política, um dos livros lançados em novembro pela Editora da UFRJ. A obra é resultado de uma pesquisa de fôlego sobre estratificação social, realizada entre 2002 e 2014 por Edmond Préteceille, sociólogo urbano que desde a década de 1980 realiza estudos comparativos entre França e Brasil, e Adalberto Cardoso, professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

O trabalho traz uma abordagem inédita nas Ciências Sociais, descrevendo a complexidade das famílias das camadas médias, com seus estilos de vida, sua mobilidade social, seus fluxos migratórios e sua ação política. Em relação a esse último ponto, os autores analisam o comportamento das classes médias após as manifestações de rua de 2013, conhecidas como “jornadas de junho”.

Uma das defesas do livro é de que as classes médias brasileiras devem ser tratadas no plural, com toda a complexidade que lhes é peculiar. Se muitas vezes usamos o termo “classe média” para nos referirmos às famílias com recursos que vivem logo abaixo dos capitalistas (a classe média alta), podemos multiplicar esse entendimento.

O podcast Conexão UFRJ é produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social (Coordcom), em parceria com a Rádio UFRJ. O programa vai ao ar toda segunda-feira, às 10h e às 15h, no site da Rádio e está também nas principais plataformas da internet: Spreaker Podcast Player, Apple Podcasts, Spotify, iHeartRadio, Google Podcasts, Castbox, Deezer, Podcast Addict, Podchaser, JioSaavn. Para acompanhar o último episódio, clique no player ou escute no seu tocador preferido.

Ficha técnica
Realização: Coordenadoria de Comunicação Social (Coordcom) da UFRJ
Produção, roteiro e edição jornalística: Patrícia da Veiga
Locução: Gisele Schmidt e Alexandre Silva
Edição de áudio: Victor Vieira e Vinícius Lyra
Ronda Maré de Notícias: Tamyres Matos
Trailer para redes sociais: Rodrigo Fortes
Trilha: http://partnersinrhyme.com/