Home Universidades Federais UFRPE apresenta Protocolo de Biossegurança e abre consulta pública para retorno das atividades presenciais

UFRPE apresenta Protocolo de Biossegurança e abre consulta pública para retorno das atividades presenciais

0
0

Atravessamos uma fase desafiadora em que a regra era manter distância, mas nunca desatamos as mãos diante das transformações e adaptações na nossa Instituição. Embora o cenário ainda exija cuidados especiais com a saúde e a vida, a partir do avanço da vacinação e estabilidade no controle e melhoria dos indicadores epidemiológicos, é possível seguir para uma nova etapa na UFRPE. A fim de promover o retorno presencial gradativo e seguro às atividades acadêmicas e administrativas, a UFRPE lança seu Protocolo de Biossegurança, que servirá de base para protocolos e comportamentos setoriais de toda a Instituição, e propostas de funcionamento das atividades de ensino de graduação, de pós-graduação e administrativas. As minutas foram organizadas em documento único, que estará em consulta pública até o próximo dia 1º de dezembro, para inserção de possíveis contribuições da comunidade universitária e posterior aprovação pelos Conselhos Superiores.

As manifestações devem ser enviadas para o e-mail: sistematizacao.emergencial@ufrpe.br até o prazo estabelecido. As propostas de organização das rotinas de atividades acadêmicas e administrativas foram construídas a partir de estudos e discussões de Grupos de Trabalho (GTs), formados por representantes de docentes, técnico(a)s, estudantes e gestore(a)s de diversas unidades, com base no Protocolo de Biossegurança da UFRPE e recomendações e dispositivos legais do Brasil e de Pernambuco.

Para a elaboração do Protocolo, a UFRPE organizou um comitê local, a fim de definir medidas que refletissem a realidade da Instituição, levando em consideração o plano de convivência do Estado e dos municípios, os dados epidemiológicos da Covid-19 e as orientações das autoridades sanitárias competentes.

No que se refere às atividades de ensino de graduação, a proposta apresentada pela UFRPE prevê a seguinte modulação na volta das aulas presenciais: início do semestre 2021.1 na fase C do Plano de Funcionamento vigente, com duração de 15 semanas, tendo início no dia 1º de fevereiro de 2022 e fim no dia 14 de maio. Já o semestre 2021.2 tem início em 20 de junho e segue até 1º de outubro de 2022, já na Fase D do Plano de Funcionamento, ou seja, de maneira totalmente presencial.

O semestre 2022.1, segundo a proposta, terá início já em 3 de novembro de 2022 e seguirá até 25 de março de 2023, reduzindo, dessa forma, as diferenças entre o calendário letivo e o calendário anual. Outra informação importante é a instituição da Prática de Vivências Interdisciplinares (PraVIn), que consiste na realização de atividades práticas relacionadas às unidades curriculares e itinerários formativos previstos nos PPCs dos cursos de graduação presenciais da UFRPE, que promovam aprendizagem significativa, considerando uma abordagem ampla e experimental acerca do conhecimento. A PraVIn é opcional e poderá ser ofertada pelos Departamentos/Unidades Acadêmicas, coordenações de curso para o(a)s discentes da UFRPE, objetivando a realização das práticas presenciais não vivenciadas durante o ano letivo de 2020. As atividades poderão ser realizadas nos espaços da UFRPE, assim como através de visitas técnicas e aulas de campo.

As estruturas do campus para o retorno presencial gradativo, como restaurante universitário, residências e bibliotecas estarão funcionando presencialmente, a partir de fevereiro de 2022, de acordo com o Protocolo de Biossegurança da UFRPE, respeitadas as medidas de cada setor. Ressalta-se que a viabilidade para a realização de um retorno seguro só se concretizará mediante a consolidação dos protocolos de biossegurança e pela garantia de condições sanitárias, assim como a observação dos requisitos institucionais e epidemiológicos.

ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS

Mesmo diante desse cenário de pandemia de Covid-19, as atividades administrativas da UFRPE continuaram sendo desenvolvidas por meio do trabalho remoto e, em alguns casos, de forma presencial, sempre respeitando as medidas sanitárias para preservação da saúde de servidore(a)s, estudantes e terceirizado(a)s.

Nesse contexto, ainda em 2020, foram instituídos grupos de trabalho compostos por técnico(a)s, docentes e discentes, para construir coletivamente uma Proposta Preliminar de Funcionamento da UFRPE. Após consulta pública, o Plano de Funcionamento foi aprovado em 17/07/2020, por unanimidade, pelos Conselhos Superiores, e versão posterior em 16/03/2021, cuja vigência se estende até a aprovação das resoluções em análise.

A fim de promover o retorno seguro dos servidore(a)s docentes, técnico(a)s, terceirizado(a)s, estagiário(a)s e colaboradore(a)s, a proposta de resolução sobre as atividades administrativas prevê o trabalho presencial no primeiro dia útil de janeiro, ou seja, no dia 3 de janeiro de 2022. O sistema de trabalho obedecerá o Protocolo de Biossegurança e a Resolução proposta, ressaltando-se que às pessoas que se enquadrem nas condições descritas na Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME Nº 90, de 28 de setembro de 2021, será concedido o direito ao trabalho remoto ou ao regime especial ampliado, mediante autodeclaração.

As particularidades de setores administrativos e acadêmicos serão posteriormente organizadas e divulgadas nos principais de canais de comunicação da UFRPE.

Acesse abaixo o Protocolo de Biossegurança e o documento com Orientações para as Atividades Acadêmicas e Administrativas da UFRPE e, caso deseje contribuir, manifeste-se pelo e-mail sistematizacao.emergencial@ufrpe.br até 1º de dezembro de 2021.

HISTÓRICO

Confira aqui a Central de Informações sobre os Planos de Funcionamento da UFRPE em 2020 e 2021

Confira aqui a Central de Informações Covid-19 pelo Comitê de Prevenção da UFRPE

Documento
Orientações para atividades acadêmicas e administrativas em 2022 Versão Consulta Pública.pdf
Protocolo Biossegurança UFRPE 2021 2022_Versão 1.0 rev.pdf

Carregue mais artigos relacionados
Carregue mais em Universidades Federais

Deixe uma resposta

Vejam também

UFMG e Embrapii celebram novos acordos para transferência de conhecimento

CTNano vai participar de projetos relacionados ao grafeno; unidade de fármacos e vacinas f…