UFS fornece atendimento em Fonoaudiologia para pessoas trans

Iniciativa aceita pessoas de 18 a 59 anos na Clínica de Fonoaudiologia no campus de São Cristóvão

Minimizar as dificuldades que as pessoas trans relatam em virtude da voz, prestando serviços fonoaudiológicos para adequação vocal ao gênero de sua identificação. Esse é o objetivo do projeto de extensão “Programa de Readequação Vocal para a População Trans”, elaborado por docentes do curso de Fonoaudiologia do campus de Lagarto – onde se encontra o único Ambulatório Trans de Sergipe.

“Muitas mulheres trans, por exemplo, já possuem uma expressão de gênero feminina. Algumas já fazem uso de hormônios, no entanto é comum a voz não acompanhar as mudanças corporais, efeito da hormonioterapia. As situações de fala são relatadas por algumas pessoas trans como um momento de constrangimento, de olhares arredios e de discriminação. Esse fato tem gerado sofrimento à população trans. A busca pelo atendimento fonoaudiológico tem o objetivo de diminuir a incongruência entre a voz e a aparência, tornando o momento de fala mais agradável e diminuindo a disforia de gênero”, diz Roxane Irineu, professora do Departamento de Fonoaudiologia e orientadora do projeto.

Participam ainda do projeto discentes de Fono dos campi de Lagarto e São Cristovão. O público-alvo consiste nas pessoas trans, ou seja, homens e mulheres transexuais, travestis e transgêneros (com ou sem tratamento hormonal ou cirúrgico) maiores de 18 e até 59 anos.

A iniciativa também tem o intuito de contribuir na formação dos alunos, a fim de que eles possam ter essa experiência de atender a essa população, compreendendo as demandas e estratégias de tratamento nesses casos específicos. Nesse quesito, o ambulatório minimiza os episódios de transfobia e travestifobia praticados por profissionais da saúde e que são empecilhos para o acesso à saúde pela população trans.

Pretende-se realizar o atendimento de no máximo 30 pessoas.

O programa de readequação vocal consiste em 8 sessões de atendimento mais a primeira consulta. De acordo com Roxane, para facilitar os atendimentos, o objetivo é formar um grupo e fazer encontros semanais.

O atendimento começou em 3 de novembro e está acontecendo na Clínica de Fonoaudiologia da UFS no campus de São Cristóvão nas quartas às 13h.

Para participar, basta entrar em contato através do telefone 3194-6805.