Unifesp realiza treinamento sobre inclusão das pessoas com deficiência no trabalho

Palestra foi ministrada pela auditora fiscal do Ministério do Trabalho Lailah Vasconcelos de Oliveira Vilela

Captura de tela do encontro realizado pela Propessoas com Lailah Vasconcelos de Oliveira Vilela

No início de novembro, a Pró-Reitoria de Gestão com Pessoas (Propessoas/Unifesp), por meio Departamento de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (DDGP), realizou o treinamento intitulado Inclusão das Pessoas com Deficiência no Trabalho – Caracterização das Deficiências. A palestra foi ministrada pela auditora fiscal do Ministério do Trabalho e médica Lailah Vasconcelos de Oliveira Vilela, que discorreu sobre os critérios de inclusão das pessoas com deficiência, o modelo de avaliação biopsicossocial e o desenvolvimento do instrumento de avaliação IF-Br (Índice de Funcionalidade Brasileiro).

Teve como público-alvo médicos(as), equipe da enfermagem, assistentes sociais e psicólogos(as) do Núcleo de Atenção à Saúde do(a) Servidor(a) (NASS); servidores(as) da Coordenadoria de Gestão de Vagas e Concursos; do Departamento de Saúde do Trabalhador; da Pró-reitoria de Gestão com Pessoas; das unidades e/ou coordenadorias vinculadas à Prae; da Câmara Técnica de Acessibilidade e Inclusão; e dos Núcleos de Acessibilidade e Inclusão (NAIs) dos campi com interesse no tema. Ao todo, foram 50 participantes.

Para a pró-reitora adjunta de Gestão com Pessoas, Adriana Franco, a inclusão das pessoas com deficiência no trabalho é fundamental para a instituição, pois, além da questão de responsabilidade social, a inclusão promoverá a igualdade de oportunidades, além da capacitação da equipe acerca de um tema tão relevante à comunidade Unifesp e às áreas que atuam diretamente com acessibilidade e inclusão. “Sabemos que questões físicas, sensoriais, mentais ou até intelectuais dificultam a inserção das pessoas com deficiência no trabalho, porém temos conhecimento que, apesar das limitações, elas possuem muito potencial”, conclui.