Home Universidades Federais UFOP recebe visita da embaixadora da França no Brasil

UFOP recebe visita da embaixadora da França no Brasil

0
0

A embaixadora Brigite Collet iniciou sua missão no Brasil em maio de 2020 e esta foi sua primeira visita a Minas Gerais. Após reuniões com autoridades em Belo Horizonte, escolheu Ouro Preto como sua parada seguinte. A visita à Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) aconteceu na última sexta-feira (26).

A embaixadora foi recebida pelo vice-reitor Hermínio Nalini, além de outras pessoas da comunidade acadêmica, e pôde conhecer a Biblioteca de Obras Raras da Escola de Minas. Durante a visita, Hermínio contou um pouco da história da Escola de Minas e sua estreita conexão com a França, iniciada pelo fundador, o professor Claude Henri Gorceix.

A bibliotecária Cristiane Maria da Silva compartilhou brevemente a história da Biblioteca de Obras Raras e sua importância, além de apresentar algumas das obras que o acervo abriga, como o livro “Histoire naturelle des oiseaux” (1770), do naturalista francês Georges-Louis Leclerc, Conde de Buffon. Brigitte disse ter ficado encantada com as obras, principalmente as ilustrações feitas à mão, e classificou a biblioteca como “magnífica”.

Para o vice-reitor da UFOP, a visita da embaixadora da França foi importante para “mostrar e divulgar um pouco da história da Universidade, da Escola de Minas”, considerando que “grande parte dos livros da Biblioteca de Obras Raras mostra o vínculo da França com o Brasil, não só pela fundação da Escola, mas pelo fato de que grande parte da literatura que está na Biblioteca é de origem francesa”. Ele também destaca que a visita poderá abrir possibilidades para a busca de parcerias para projetos de restauração, divulgação e ampliação da Biblioteca de Obras Raras.

BIBLIOTECA DE OBRAS RARAS – A primeira biblioteca da Escola de Minas foi a segunda especializada em Engenharia criada no Brasil e é a mais antiga ainda em atividade em Ouro Preto. Mais sobre a biblioteca no site.

Carregue mais artigos relacionados
Carregue mais em Universidades Federais

Deixe uma resposta

Vejam também

Andifes se reúne com ministro da Casa Civil para avaliar saídas para bloqueio de orçamento das universidades federais 

O presidente da Andifes, reitor Ricardo Marcelo Fonseca (UFPR), e o vice-presidente, reito…