UFJF – Projeto de extensão soma mais de 52 mil doses de vacinas aplicadas

Mais de 52 mil doses aplicadas da vacina anti-Covid em 11 meses de trabalho de uma equipe composta por cerca de 80 professores, técnico-administrativos em educação (TAEs), estudantes e trabalhadores terceirizados da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Esse é o saldo de imunização do projeto de extensão Juntos contra a Covid.

Para a vice-reitora da UFJF e professora da Faculdade de Enfermagem, Girlene Alves da Silva, o sucesso da iniciativa reforça a imprescindibilidade dos serviços públicos, sobretudo, nas áreas da Educação e Saúde. “O projeto de extensão Juntos contra a Covid deixou muito claro qual o papel do serviço público para a sociedade e a importância de conhecermos, compreendermos e defendermos o Sistema Único de Saúde, o SUS, como uma possibilidade de fato de acesso à saúde. E a UFJF, a nossa universidade pública, assumiu nesta ação, realizada em parceria com o município de Juiz de Fora, a responsabilidade concreta de dialogar com a sociedade.”

A vice-reitora enfatiza o engajamento de inúmeros atores e setores da Universidade. “Essa atividade extensionista envolveu as faculdades de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia, Nutrição, várias pró-reitorias e diretorias, como a Pró-Reitoria de Infraestrutura e a Diretoria de Imagem, além do Hospital Universitário. Também contamos com a gentileza dos diretores, que nos acolheram nas unidades acadêmicas, especialmente a Faculdade de Educação. Organizamos juntos toda a estrutura para o desenvolvimento dessa ação.”

Conforme a pró-reitora de Extensão da UFJF e professora da Faculdade de Serviço Social, Ana Lívia Coimbra, “a ação articulada por tantas pessoas e vários setores da Universidade demonstrou, na prática, a presença da UFJF na proteção e na defesa da vida das pessoas do nosso município. Foi uma ação acadêmica que envolveu diferentes tipos de formação para que a extensão universitária pudesse responder com a produção do conhecimento, que é pautado na ciência e valoriza o trabalho coletivo para cumprir a função social da universidade pública”.

O pró-reitor de Infraestrutura e Gestão da UFJF e professor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Marcos Tanure, destaca o empenho dos trabalhadores do setor para a concretização do projeto. “A vacinação na UFJF, realizada em parceria com a Prefeitura, foi um evento extremamente significativo. Nós, da Proinfra, ficamos muito satisfeitos em poder participar. Gostaria de destacar o empenho do nosso pessoal da vigilância, do quadro e terceirizado, que esteve sempre presente na realização de cada drive-thru, ordenando os lugares, orientando as pessoas. Também utilizamos os carros elétricos, a vigilância auxiliou muito a população que aguardava na fila. Outro destaque importante foram os trabalhadores da conservação e limpeza, fazendo a higienização dos locais, presentes em todos os momentos. O pessoal da manutenção em geral, da elétrica, de redes, da limpeza de jardins. Todos com muita dedicação, muita honra e muito prazer participaram dessa iniciativa.”

Drive-thru de vacinação

Para além dos importantes números, o projeto de extensão Juntos contra a Covid reúne lições diversas, que vão desde a superação de desafios pessoais até novos aprendizados acadêmicos e profissionais, adquiridos nas trocas estabelecidas com a comunidade neste período de excepcionalidade sanitária. Um dos coordenadores da iniciativa, o professor da Faculdade de Enfermagem, Thiago Nascimento, recorda que o primeiro drive-thru foi realizado durante o carnaval deste ano. O mesmo grupo de servidores públicos e estudantes também foi responsável pela imunização de trabalhadores do município das áreas da saúde, do transporte coletivo e da segurança pública, na unidade central do Restaurante Universitário, entre os meses de abril e julho deste ano.

“O primeiro drive-thru da vacinação anti-Covid no campus da UFJF foi no dia 13 de fevereiro, num momento bastante complicado da pandemia. Convidamos estudantes já vacinados para colaborar, porque já atuavam em estágios na linha de frente do combate à doença. O modelo drive-thru foi pensado para que pudéssemos vacinar um grande número de pessoas, para que conseguíssemos alcançar uma grande absorção. Havia uma urgência nesse sentido.”

Nascimento também relembra a mobilização dos colegas docentes para a efetivação da ação extensionista. “A professora Érika Andrade, da Faculdade de Enfermagem, foi a idealizadora dessa iniciativa. Antes de atuar como docente, ela foi enfermeira no município, e tem uma proximidade muito grande com toda a rede de atendimento do Sistema Único de Saúde, o SUS. Houve uma mobilização muito intensa da comunidade acadêmica da UFJF para a concretização dessa ação extensionista.”

No decorrer do ano de 2021, a professora Érika Andrade precisou se afastar do projeto de extensão para o cumprimento de licença maternidade. “A ideia surgiu no contexto do auge da pandemia, quando tivemos que nos restringir do convívio social e, ao mesmo tempo, começou a necessidade de vacina contra a influenza. Finalizado este primeiro momento, ficou o compromisso da UFJF de colaborar com o município de Juiz de Fora na vacinação contra a Covid-19. Como docente, eu sempre considerei muito importante essa devolutiva da Universidade para a sociedade, além da aproximação da UFJF com a comunidade. Essa atividade de extensão nos proporcionou isso. O sistema drive-thru, além de permitir a vacinação de muitas pessoas, facilita o acesso para idosos e pessoas com dificuldade de mobilidade.”

Desafios e aprendizados

Também integrante da equipe do projeto de extensão Juntos contra a Covid, a professora da Faculdade de Enfermagem da UFJF, Kelli Borges dos Santos, salienta que a participação na iniciativa teve papel fundamental, para a superação de desafios pessoais, além de muitos aprendizados profissionais. “A pandemia foi devastadora para todos nós. Ninguém no mundo estava preparado para viver algo como o que vivemos nos últimos dois anos. Nesse período, passei por questões pessoais muito difíceis. Estar envolvida em ações que me tiraram de casa e me colocaram frente a outras pessoas, podendo ajudar outras pessoas, foi essencial. Eu pude me sentir útil enquanto pessoa, profissional e colaboradora na sociedade.”

A avaliação é compartilhada pela docente da Faculdade de Fisioterapia da UFJF, Cyntia Schmitz Corrêa. “Profissionalmente, esse projeto foi muito importante para mim. Tanto por conseguir vivenciar um trabalho em equipe, num formato que é muito diferente para nós da Fisioterapia. Eu tive um crescimento profissional muito grande em relação à importância de uma triagem bem feita, desse registro, o quanto isso impacta e é importante para o sistema de saúde. Concomitante, o crescimento pessoal também por ter feito parte de um momento tão importante da história da saúde pública no Brasil.”

O projeto de extensão Juntos contra a Covid mobilizou, inclusive, integrantes da comunidade acadêmica já aposentados, como é o caso da professora Maria Inês Almeida. A docente atuou na Faculdade de Enfermagem da UFJF por 25 anos, entre 1995 e 2020. “A minha motivação em participar do projeto Juntos contra a Covid se deu pelo tempo disponível, pela consideração que tenho pela Universidade e pela minha experiência. Vendo os resultados, a alegria das pessoas ao receberem a vacina, senti que podia dar essa contribuição. Com esse trabalho, me sinto muito útil, também fiz muitas amizades. É muito gratificante também perceber o reconhecimento da nossa profissão, a Enfermagem.”

Participação técnico-administrativa

O projeto de extensão Juntos contra a Covid reuniu todos os segmentos da Universidade. Os enfermeiros do quadro técnico-administrativo em educação (TAE) da instituição, Valesca Nunes e Paulo Sérgio Pinto, salientam a relevância dessa conjunção de conhecimentos e experiências para o êxito da iniciativa. “Participar do Juntos contra a Covid representou uma grande oportunidade de vivenciar uma ação em defesa da vida, em defesa do SUS, de renovação da esperança da possibilidade de dias melhores, ainda mais em tempos tão difíceis que todos vivenciamos e, também, um sentimento de muita gratidão por poder participar desse trabalho tão essencial realizado pela UFJF num movimento coletivo”, avalia Paulo Sérgio, da Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-Estar(Cossbe/UFJF).

A enfermeira do Hospital Universitário, Valesca Nunes, afirma que a iniciativa extensionista sintetiza o papel e o compromisso dos servidores públicos. “Foi desafiador e uma experiência que deixou em mim marcas e emoções profundas, que reverberam no meu comportamento pessoal e profissional, tornando-o mais apto ao exercício junto e para as coletividades. Vivi o que há de mais nobre no SUS, sua gratuidade, igualdade, funcionalidade, capilaridade, qualidade, multidisciplinaridade e efetividade.”

Articulação: ensino, pesquisa e demandas da sociedade

O projeto de extensão Juntos contra a Covid foi também um aprendizado para os estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação da UFJF. “Foi muito gratificante. A UFJF proporcionou tanto para mim com o mestrado e, atualmente, com o doutorado, que poder retribuir um pouco para a sociedade de forma tão direta, na equipe da triagem, poder ajudar as pessoas a se prevenir dos males causados pela Covid-19, foi muito importante”, afirma o doutorando em Ciências Farmacêuticas na UFJF, Miguel Palmieri.

As experiências e os conteúdos aprendidos também estarão para sempre nas trajetórias dos graduandos em Enfermagem, Juliana Castro e Yuri Paulino. “Ter participado do Juntos contra a Covid desde o início foi uma experiência incrível. Eu pude aprender sobre trabalho em equipe, valorização, respeito, acolhida das demandas de todos, As pessoas chegavam tão gratas até nós por estarmos ali. Isso foi muito enriquecedor. Tínhamos muito trabalho e a certeza de que estávamos fazendo a diferença no nosso município”, conta Juliana.

Para Yuri Paulino, a participação no projeto de extensão proporcionou a aplicação dos conhecimentos da sala de aula. “Tive a oportunidade de participar da ação extensionista Juntos contra a Covid desde o início. Isso significou muito para mim. Quando ajudamos o próximo da maneira que nos cabe, crescemos juntos. Esse projeto de extensão me ajudou a crescer pessoal, profissional e acadêmicamente. Pude colocar em prática os conhecimentos aprendidos na graduação e aprender com os profissionais e com a população. Ficará para sempre na minha formação.”