UFRN promove campanha em alusão ao Janeiro Branco

Com o tema Quem cuida da mente cuida da vida, a UFRN realiza, neste mês de janeiro, a sétima edição da campanha alusiva ao Janeiro Branco, voltada para promover a saúde mental e emocional. A atividade de extensão, promovida pelo Serviço de Psicologia Aplicada (Sepa) da UFRN, em parceria com a Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DAS) da Progesp, Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa) e do Instituto do Envelhecer (IEN), vai lançar uma série de vídeos com depoimentos e informações sobre a temática, que serão disponibilizados no Instagram do projeto Janeiro Branco na UFRN.

Os vídeos irão abranger temas como saúde mental no trabalho, do idoso, na maternidade, entre outros. Além de posts e vídeos sobre a temática, serão divulgados depoimentos de profissionais de diversas áreas sobre o que fazem para manter a saúde mental. Todo o material será publicado após o dia 15 de janeiro até 31 de janeiro. “A finalidade deste trabalho é que as atividades ajudem a promover a saúde mental para comunidade interna e externa”, ressalta a coordenadora da ação de extensão na UFRN, Anuska Alencar, que é psicóloga do Sepa.

Segundo ela, neste ano, na UFRN, a proposta é pensar sobre o que fazer para manter a saúde mental, além de tratar da saúde mental de alguns grupos específicos. “O mês de Janeiro foi escolhido porque é comum as pessoas repensarem suas vidas, planos e sonhos para o ano novo. “Sabemos que um mês não é o suficiente para sanar os problemas de saúde mental da humanidade, mas, assim como em outras campanhas, elegemos um mês para destacar sua importância, dando continuidade com outras ações no decorrer do ano”, explica Anuska.

A campanha Janeiro Branco foi criada em 2014 e atualmente é realizada por vários países do mundo. A cor branca foi escolhida pelo fato de ser – no espectro de cores – a junção de todas elas, remetendo à ideia de que para o indivíduo ter saúde mental, precisa estar em harmonia em todas as áreas da vida. “Quando falamos em pigmentação, a cor branca é considerada a ausência de cores e, sendo assim, ela passa a ser a cor sobre a qual podemos ‘jogar’ outras cores e colorir à nossa maneira, facilitando a associação que é possível ‘pintar’ a vida de forma diferente”, ressalta Anuska.

Os participantes podem acessar como ouvintes os vídeos e/ou poderão fazer inscrições via Sigaa/Eventos/Extensão/Janeiro Branco na UFRN 2022. O evento deve abrir inscrições, a partir do dia 10 de janeiro, que darão direito a certificado de participação. Os participantes inscritos na ação de extensão pelo Sigaa serão notificados por e-mail quando os vídeos estiverem disponíveis e/ou pelo Instagram em forma de post e stories.

Para receber o certificado, os participantes precisam enviar um pequeno texto, de no máximo uma lauda, comentando sobre o evento. “Nossa ideia é que assistam aos vídeos, leiam os depoimentos e possam escrever sobre o que foi importante para promoção da saúde mental a partir dos temas propostos”, ressalta. O envio deverá ser realizado no até dia 31 de janeiro e o formato será divulgado após inscrição. As dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: janeirobranconaufrn@gmail.com.