Andifes doa computadores para Projeto Reciclotech

Após serem reabilitados, os equipamentos serão doados para instituições de ensino.

No final de 2021, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) doou cerca de 12 computadores completos, impressora e outros equipamentos eletrônicos ao Projeto Reciclotech, uma iniciativa que, além de auxiliar no descarte correto de resíduos eletrônicos, une capacitação profissional de jovens, recondicionamento de resíduos eletrônicos, doação de equipamentos, educação ambiental e preservação do meio ambiente.

Os equipamentos passarão por uma reabilitação para que possam ser doados a escolas públicas e instituições sociais.

Reciclotech

O Reciclotech é um projeto desenvolvido em parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal e a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Distrito Federal. A iniciativa tem como objetivo contribuir para a criação de um projeto inovador de logística reversa, recondicionamento e reciclagem de equipamentos eletrônicos, com polos de economia circular (PEC) e formação de jovens e adultos em tecnologia da informação.

Reciclagem

O lixo eletrônico, REEE ou e-lixo é um dos desafios da gestão de resíduos em todo o planeta. Além de sobrecarregar aterros sanitários, os componentes químicos são prejudiciais ao meio ambiente, quando descartados e manuseados de forma incorreta, inclusive, com potencial de contaminação do solo e de cursos d’água.

Saiba como fazer o descarte correto de equipamentos eletrônicos.