Home Na Mídia Folha estreia blog que destaca produção científica de universidades do Brasil

Folha estreia blog que destaca produção científica de universidades do Brasil

0
0

Assinado por professores da Unifesp, Sou Ciência abordará como a academia pode dialogar com a sociedade.

 Os autores do blog Sou Ciência, Soraya Smaili, Maria Angélica Minhoto e Pedro Arantes – Arquivo pessoal

A Folha estreia nesta semana o blog Sou Ciência, que abordará o papel das universidades do Brasil, a ciência que é produzida nessas instituições e como elas se relacionam com a sociedade.

O blog será assinado por Soraya Smaili, farmacêutica e professora da Escola Paulista de Medicina da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Maria Angélica Minhoto, professora de educação da universidade, e Pedro Arantes, professor de história da arte da mesma instituição.

Os autores do blog Sou Ciência, Soraya Smaili, Maria Angélica Minhoto e Pedro Arantes – Arquivo pessoal
Atualmente, o Sou Ciência já é um grupo de estudo e “think tank” (expressão em inglês para definir um laboratório de ideias) vinculado à Unifesp que pensa o papel da universidade na sociedade brasileira. Ele foi fundado por Smaili, Minhoto e Arantes em julho de 2021.

O grupo atua em linhas de pesquisa que analisam os impactos das políticas de cotas para o ensino superior, demonstram a relevância da ciência no combate à pandemia e combatem o negacionismo. Segundo Smaili, todos esses aspectos serão explorados no blog.

“Nós sentimos falta de dados sobre a educação superior e sobre a ciência produzida nas universidades. Então nós propusemos o [grupo] Sou Ciência, buscando dar essa contribuição e preencher uma espécie de lacuna que nós vimos nessa área”, diz Smaili.

A farmacêutica também explica que o blog não será somente voltado para a divulgação científica, mas que há uma grande preocupação em examinar como a ciência produzida no país pode impactar a formulação de políticas públicas.

“[Vamos explorar] como o quanto tudo que produzimos [nas universidades] pode contribuir para as políticas públicas. Não só voltadas para o setor da educação, mas também para ciência, tecnologia e desenvolvimento social e econômico”, afirma.

 

Carregue mais artigos relacionados
Carregue mais em Na Mídia

Deixe uma resposta

Vejam também

Andifes se reúne com ministro da Casa Civil para avaliar saídas para bloqueio de orçamento das universidades federais 

O presidente da Andifes, reitor Ricardo Marcelo Fonseca (UFPR), e o vice-presidente, reito…