Folha estreia blog que destaca produção científica de universidades do Brasil

Assinado por professores da Unifesp, Sou Ciência abordará como a academia pode dialogar com a sociedade.

 Os autores do blog Sou Ciência, Soraya Smaili, Maria Angélica Minhoto e Pedro Arantes – Arquivo pessoal

A Folha estreia nesta semana o blog Sou Ciência, que abordará o papel das universidades do Brasil, a ciência que é produzida nessas instituições e como elas se relacionam com a sociedade.

O blog será assinado por Soraya Smaili, farmacêutica e professora da Escola Paulista de Medicina da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Maria Angélica Minhoto, professora de educação da universidade, e Pedro Arantes, professor de história da arte da mesma instituição.

Os autores do blog Sou Ciência, Soraya Smaili, Maria Angélica Minhoto e Pedro Arantes – Arquivo pessoal
Atualmente, o Sou Ciência já é um grupo de estudo e “think tank” (expressão em inglês para definir um laboratório de ideias) vinculado à Unifesp que pensa o papel da universidade na sociedade brasileira. Ele foi fundado por Smaili, Minhoto e Arantes em julho de 2021.

O grupo atua em linhas de pesquisa que analisam os impactos das políticas de cotas para o ensino superior, demonstram a relevância da ciência no combate à pandemia e combatem o negacionismo. Segundo Smaili, todos esses aspectos serão explorados no blog.

“Nós sentimos falta de dados sobre a educação superior e sobre a ciência produzida nas universidades. Então nós propusemos o [grupo] Sou Ciência, buscando dar essa contribuição e preencher uma espécie de lacuna que nós vimos nessa área”, diz Smaili.

A farmacêutica também explica que o blog não será somente voltado para a divulgação científica, mas que há uma grande preocupação em examinar como a ciência produzida no país pode impactar a formulação de políticas públicas.

“[Vamos explorar] como o quanto tudo que produzimos [nas universidades] pode contribuir para as políticas públicas. Não só voltadas para o setor da educação, mas também para ciência, tecnologia e desenvolvimento social e econômico”, afirma.