Home Universidades Federais UFRRJ adia o retorno integral das atividades acadêmicas presenciais

UFRRJ adia o retorno integral das atividades acadêmicas presenciais

0
0

Nota a comunidade universitária da UFRRJ sobre o adiamento do prazo de retorno integral das atividades acadêmicas presenciais:

Prezados(as) integrantes da comunidade universitária,

Ao considerar as mudanças recentes no cenário epidemiológico da pandemia da Covid-19 no país e no estado do Rio de Janeiro, decorrentes da circulação da nova variante Ômicrom, a Reitoria da UFRRJ após um processo de discussão interna, consultas e avaliações, decidiu adotar novas medidas para prevenção do contágio entre a comunidade universitária. As novas orientações estão contidas na Portaria Nº 197/2022 – GABREI, publicada nesta segunda-feira, 17 de janeiro de 2022, da qual destacamos as seguintes informações:

Estão mantidos os Calendários Acadêmicos para os períodos letivos de 2021-2, 2022-1 e 2022- 2, conforme foram aprovados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

O retorno integral das atividades acadêmicas presenciais dos cursos de graduação da UFRRJ, inicialmente programado para o dia 31/01/2022, será adiado para o dia 07/03/2022, em virtude do agravamento dos indicadores epidemiológicos da pandemia da Covid-19 decorrente da circulação da variante Ômicrom, no estado do Rio de Janeiro.

Na primeira semana de fevereiro, haverá nova avaliação dos indicadores. Caso haja melhora no cenário, o retorno presencial poderá ser antecipado; caso haja piora, o retorno poderá ser adiado novamente. Esta informação será comunicada a toda a comunidade com 15 dias de antecedência da data de retorno prevista na Portaria.

No período de 31/01/2022 a 04/03/2022, os componentes curriculares teóricos dos cursos de graduação serão ministrados de forma remota. A partir do dia 07/03/2022, tais atividades curriculares retornarão a ser ministradas no formato presencial.

Será facultado aos institutos e departamentos, mediante consulta prévia às Coordenações de Curso, a análise e deliberação da oferta de componentes curriculares práticos (disciplinas práticas) na modalidade presencial, a partir do dia 31/01/2022.

As aulas presenciais do Colégio Técnico (CTUR) também foram adiadas para o dia 7 de março. Estavam previstas para começar em 21/02/2022.

Os cursos de pós-graduação seguirão o calendário estabelecido pelos seus respectivos colegiados. Somente adiarão para o dia 07/03/2021 os que sincronizaram o início das suas atividades com o início das aulas da graduação.

As atividades dos técnicos administrativos continuam sendo realizadas em conformidade com as disposições contidas na Portaria Nº 73/2022, publicada em 06/01/2022 e respeitando as orientações da bandeira vigente, de acordo com “Proposta de Diretrizes para o plano de retomada de atividades administrativas e acadêmicas”.

A vigência das disposições contidas na Portaria Nº 197/2022 está condicionada a um pronunciamento favorável a ser emitido pelo juízo do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, em resposta à comunicação de mudança nas condições para o retorno da integralidade das atividades acadêmicas presenciais da UFRRJ, encaminhado pela Reitoria da UFRRJ por meio do Ofício Nº 53/2022 – GABREI , podendo ser revogada, por determinação em contrário. Neste caso, a data para o retorno permanece sendo o dia 31/01/2022.

Leia o conteúdo completo da portaria: Portaria Nº 197 – 2022 – GABREI

Carregue mais artigos relacionados
Carregue mais em Universidades Federais

Deixe uma resposta

Vejam também

Andifes se reúne com ministro da Casa Civil para avaliar saídas para bloqueio de orçamento das universidades federais 

O presidente da Andifes, reitor Ricardo Marcelo Fonseca (UFPR), e o vice-presidente, reito…