UFRR oferta atendimento a crianças e adolescentes com autismo

O curso de Psicologia e a Diretoria de Saúde e Assistência Social da Universidade Federal de Roraima (UFRR) vão ofertar atendimento de cunho psicoeducacional para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Sob supervisão da professora Soraya I. Ramirez Moreno, os atendimentos serão realizados por seis discentes dos últimos anos do curso de Psicologia da UFRR. A iniciativa oferta 18 vagas, que podem ser solicitadas gratuitamente pelos pais e/ou cuidadores das crianças e adolescentes.

Os atendimentos serão feitos no Serviço de Psicologia da Unidade de Atenção à Saúde da UFRR, campus Paricarana. As inscrições devem ser solicitadas no telefone (95) 981130612.

O atendimento focará no ensino de habilidades acadêmicas básicas (repertórios para a aquisição de leitura e escrita e matemáticas) para crianças e/ou adolescentes com TEA.

A iniciativa visa também auxiliar as famílias a identificar situações problemáticas relacionadas ao TEA, a fim de realizar intervenções dentro do contexto familiar. Outro objetivo é capacitar as famílias para que realizem atividades junto às crianças e adolescentes de acordo com as suas faixas etárias.

Também haverá intervenções voltadas à organização das famílias frente às dinâmicas educacionais e à orientação das atividades escolares.