UNIR lança vídeos na internet sobre arboviroses

Conteúdo pode ser acessado no Instagram ou TikTok do @grupomidi.

Cinco vídeos de um minuto foram publicados para conscientizar a população de Porto Velho sobre o perigo do aedes aegypti. O mosquito contaminado transmite dengue, zika e chikungunya, as chamadas arboviroses. As produções ensinam a combater a reprodução do aedes, com ações simples no dia a dia, e apresentam os sintomas de cada doença.

Acesse os vídeos

A intenção é diminuir as chances de desenvolvimento do mosquito, ao informar às pessoas como fazer pequenas melhorias em suas casas. Para combater a proliferação das doenças, ações simples podem ser implementadas, como: colocar areia nos pratos das plantas; recolher lixos do quintal; retirar água de qualquer recipiente; e tampar caixa d’água e lixeiras.

Os vídeos são resultados do projeto ArboControl, que está implementado em todos os estados do país, sendo representado em Rondônia pelo MíDI – Grupo de Pesquisa em Mídias Digitais e Internet da UNIR. A coordenação estadual é realizada pelo professor Allysson Martins, contando com dois bolsistas para execução das atividades, Alana Santos e Cleisson Pereira.

“Nós ouvimos líderes em alguns bairros de Porto Velho para tentarmos alcançar o máximo de pessoas possíveis. A escolha por vídeos curtos, de menos de um minuto, nos ajuda a chegar a pessoas mais jovens e mais velhas, que costumam acessar a internet todos os dias, facilitando a conscientização”, explicou o professor Allysson Martins.