Home Universidades Federais Univasf sedia reunião da Rede de Universidades Federais do Nordeste (Rene) da Andifes

Univasf sedia reunião da Rede de Universidades Federais do Nordeste (Rene) da Andifes

0
0

Reitores e representantes de 11 Universidades Federais participam da Reunião da Rede Nordeste (Rene) da Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que acontece hoje (11) e amanhã (12), na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O encontro é realizado na sala do Conselho Universitário (Conuni), na Reitoria, no Campus Sede em Petrolina (PE), com a presença do reitor pro tempore da Univasf, Paulo César Fagundes Neves; e do coordenador da Rene, Josealdo Tonholo, reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Assista ao vídeo.

A reunião também contou com a presença do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE), do vice-reitor Roberto Jefferson Bezerra do Nascimento e de pró-reitores da Univasf. Na manhã de hoje, foi assinado o Acordo de Cooperação Multilateral com a Universidade Soka, do Japão, que visa estabelecer um programa de mobilidade acadêmica. O encontro contou com a participação, por vídeo conferência, do presidente da Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI), Miguel Shiratori e a exibição de um vídeo do assessor internacional da Universidade Soka, Masahito Tobita. Também houve a apresentação do Projeto Nordeste Sustentável, elaborado pela coordenação da Rede Rene e pelo representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) Leonel Leal. E uma apresentação do superintendente Regional da Codevasf em Petrolina, Aurivalter Cordeiro, encerrou a programação da manhã.

Durante o encontro, que conta com a participação de sete reitores, além de vice-reitores e assessores das Ifes, ainda serão discutidos o impacto da pandemia e o retorno às atividades presenciais nas Universidades Federais da região Nordeste. Amanhã, a programação terá uma palestra de Sérgio Wigberto Risola sobre “Mentoring na área de inovação, relação Universidade-Empresa, estruturação de parcerias e empreendimentos inovadores e Impactantes”.

O coordenador da Rede Rene, Josealdo Tonholo, destacou que a reunião acontece num momento de retorno das atividades presenciais nas Ifes. “Essa reunião tem um sentido simbólico de retomada das atividades presenciais, pois muitas Universidades estão retornando às atividades acadêmicas e administrativas e estamos vivenciando essa nova realidade nas nossas Instituições neste momento”, disse. Segundo Tonholo, o foco deste encontro será no fortalecimento de parcerias entre as Ifes e instituições, entre as quais a Universidade Soka e a Codevasf, e a discussão de temas como a contribuição das Universidades para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU – Agenda 2030 e os cortes nos orçamentos das Universidades Federais.

O reitor Paulo César Fagundes Neves ressaltou que a reunião é relevante por congregar os reitores das Ifes do Nordeste possibilitando o debate de temas pertinentes à realidade da região. “É um fórum importante para discutir e propor soluções para os problemas comuns enfrentados pelas Universidades do Nordeste. Além disso, nesta reunião estabelecemos um acordo de cooperação com a Universidade Soka, que irá aproximar as nossas Universidades da instituição japonesa, e discutiremos assuntos relevantes com o PNUD e a Codevasf”, afirmou.

Carregue mais artigos relacionados
Carregue mais em Universidades Federais

Deixe uma resposta

Vejam também

Um encontro entre Estado, Governo e Universidade – Por Gustavo Balduino

Essa trilogia busca, pelos olhos e nos limites desse observador, interpretar politicamente…