UFTM leva o jogo de xadrez para estudantes de Iturama

Alunos da Escola Estadual Tiradentes jogam xadrez, sob orientação do professor Carlos Morais (à dir., de boné).

Cerca de 70 alunos da Escola Estadual Tiradentes de Iturama, do Ensino Fundamental e Médio, participam do projeto de extensão “Xadrez em Mente”, coordenado pela professora Radaí Cleria Felipe Gonçalves, do curso de Ciências Biológicas do campus da UFTM em Iturama, e executado em parceria com o professor voluntário de xadrez Carlos Henrique Cunha Morais.

Com o objetivo de desenvolver uma forma de operação da inteligência de modo a melhorar a capacidade criativa, estimular o raciocínio lógico e contribuir para a interação social, ao mesmo tempo que proporciona prazer ao praticante, a atividade lúdica está sendo ensinada e aplicada na escola estadual. O projeto reúne presencialmente os alunos para jogar xadrez todas as segundas-feiras e quartas- feiras, das 17h30 às 18h20.

E o projeto não pretende parar por aí. A ideia é expandir para outras escolas interessadas, além de iniciar a prática na graduação da UFTM em Iturama, no início das aulas, em abril. Além de estudantes, professores que se interessem pelo jogo de xadrez também podem se inscrever e participar. O projeto tem prazo para continuar até o final do ano.

De acordo com a professora Radai, conforme indicam as pesquisas no âmbito pedagógico, o xadrez desempenha um papel importante como ferramenta que promove a melhoria nas habilidades do pensamento crítico, de inúmeras habilidades favoráveis à vida profissional, tais como raciocínio lógico, visão espacial, inteligência emocional, autocontrole, tomada de decisões, dentre muitas outras. “Além disso, merecem destaque as melhorias no aprendizado de outras disciplinas, especialmente a matemática, e ser, também, o xadrez um elemento socializador. Como sabemos, o xadrez não distingue raça, credo, idade e nem nível socioeconômico do seu aprendiz”, destaca a docente.

O trabalho com os alunos pode ser dividido em três fases distintas. A fase “inicial”, onde o professor e colaboradores ensinam os primeiros passos e regras iniciais do xadrez, preparando o iniciante para a fase seguinte. A fase do “jogo”, propriamente, em que o aprendiz já consegue jogar plenamente uma partida, com todos os atributos inerentes às regras do xadrez e praticar, a conduta do jogador de xadrez. E, finalmente, a fase do “aprimoramento”, quando o aluno pratica exercícios e problemas de xadrez, visando a melhoria de suas habilidades cognitivas.

Para participar, há necessidade do interessado se inscrever, por meio do preenchimento do formulário on-line.

O projeto já começou, mas as inscrições estarão abertas até o preenchimento do limite de vagas.

Para mais informações, o contato é pelo e-mail radai.goncalves@uftm.edu.br.