UFSJ busca parcerias com núcleo empreendedor da região

Realizado na segunda, 7 de março, no auditório do Campus Santo Antônio, o primeiro encontro entre o Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica da UFSJ (Netec) com entidades da sociedade civil, representantes do comércio, do IF-Sudeste MG e Uniptan. O objetivo do evento foi fomentar parcerias que beneficiem tanto a Universidade quanto o comércio, por meio de ações empreendedoras na região de São João del-Rei.

O reitor Marcelo Andrade abriu a reunião afirmando a importância dessa iniciativa, que estreita os laços entre estudantes, comunidade acadêmica e mercado de trabalho. O coordenador do Netec, Paulo Granjeiro, chamou a atenção, ainda, para as potencialidades do meio universitário, seja na pesquisa, na extensão, na infraestrutura, que podem – e devem – contribuir com o desenvolvimento local. “Temos alunos atuando em projetos muito eficientes, mas, ainda há uma evasão significativa desses talentos para outras regiões do país.”

O representante do Conselho de Jovens Empreendedores do SindComércio (SindJovem) e presidente do Conselho Municipal de Turismo (Contur), Neymar Resende, e o representante da Associação Comercial e Industrial (ACI-SJDR) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Frederico Mesquita, seguiram o tom das falas dos professores Paulo e Marcelo. A representante do Sebrae, Cristhiane Lobão Rezende, também manifestou seu contentamento com a parceria firmada.

Esta não é a primeira busca de aproximação entre os setores do núcleo comercial sãojoanense. Marcelo Coutinho, pró-reitor de Administração e Finanças do Uniptan, destacou a realização conjunta da Feira de Startups das Vertentes, evento anual que vem promovendo, desde 2018, o contato entre empresariado e startups regionais. Rodrigo Augusto Teixeira Braga, do Grupo Rockfort, integrante ativo da Feira das Vertentes, reiterou a continuidade dessa ideia no encontro daquela noite. “Vamos levar adiante o que começamos a fazer.” A diretora geral do IF-Sudeste Campus SJDR, Terezinha Moreira, completou: “Precisamos fazer conexões entre nossos alunos e as empresas, fortalecer o comércio local, para que as riquezas que produzimos fiquem entre nós.”

Agenda para a inovação

Como então alavancar essas parcerias? O coordenador do Netec é enfático: “Nosso propósito, nesse momento, é encaminhar para o Sebrae um pedido de capacitação, uma metodologia para identificar as potencialidades da nossa região. Precisamos do diagnóstico: o que temos de profícuo? Como estreitar laços com a comunidade?” O primeiro passo, então, será propor uma agenda de atividades que englobe diferentes investidores e, também, mais estudantes. “Temos grupos de pesquisa que podem atuar no co-desenvolvimento de produtos”, afirma Paulo Granjeiro.

A vice-reitora Rosy Ribeiro destacou a pertinência da proposta: “Esse encontro, promovido pelo Netec, incentiva a inovação, que é o que nos move, é o que move a Universidade. Não podemos ficar presos às nossas paredes: temos que levar nosso conhecimento e nossas produções para a região, mantendo nossos vínculos entre Academia e sociedade.”

O professor Paulo Granjeiro, ao final da reunião, ressaltou a representatividade das entidades ali reunidas, um impulso para que o projeto saia do papel. “Precisamos, em parceria com o Sebrae, mapear nossas áreas de maior possibilidade, e também nossas defasagens.” A partir desse ponto de partida, outros virão, para definir as diretrizes de atuação no que se refere ao desenvolvimento local e a conexão entre Universidade, sociedade e empresariado.