UnB – Live discute desafios do retorno às atividades presenciais nas universidades

Márcia Abrahão conversa com epidemiologista da Fiocruz e reitoras da UFRJ e da UFCSPA.

Na próxima terça-feira (22), a reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão, vai coordenar uma edição do ciclo de debates O futuro em tempos de pandemia: vida, sociedade e ciência. As convidadas são as reitoras e médicas Denise de Carvalho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Lucia Pellanda, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), e o epidemiologista Rivaldo Venâncio, coordenador de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

As duas reitoras também participam de Grupo de Trabalho da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que elaborou diretrizes para o retorno presencial nas universidades federais. O encontro está marcado para as 19h e será transmitido pelo canal da UnBTV no YouTube.

“A proposta é que as reitoras apresentem a situação da pandemia no mundo e no Brasil e compartilhem as recomendações da Andifes, além da experiência com as atividades presenciais nas universidades. Convidamos a Fiocruz, que coordena esforços importantes em nível nacional, para contribuir com a visão sanitária”, explica Márcia Abrahão.

A pandemia de covid-19 impôs inúmeros desafios sociais, políticos e econômicos. Na UnB, os impactos acadêmicos são substanciais. Vão desde um descompasso entre o ano letivo e o ano civil, já que a Universidade teve que atrasar um semestre para se preparar para o ensino remoto, até a reorganização do calendário dos processos seletivos. Atualmente, a UnB prevê a compatibilização do semestre letivo com o civil a partir de janeiro de 2023. Além disso, acarretou a impossibilidade de oferta do período letivo de verão e outros desafios, como evasão, efetividade da aprendizagem e a saúde mental da comunidade universitária.

RETOMADA SEGURA – Na UFRJ, mais de 9 mil servidores estão trabalhando presencialmente. Em fevereiro, o Grupo de Trabalho Multidisciplinar para Enfrentamento à Pandemia da universidade fluminense emitiu uma nota técnica com a recomendação da retomada de todas as atividades acadêmicas presenciais, no primeiro período letivo de 2022. As aulas começam em 11 de abril. Na UFCSPA, as aulas iniciam em 25 de abril.

Na UnB, os servidores retornaram ao trabalho presencial, de forma gradual, desde 7 de dezembro, após um ano e oito meses de atividades remotas. Na parte acadêmica, desde janeiro, cerca de 15% das turmas da Universidade aprovaram a realização de alguma atividade presencial nos campi.